Siga o OTD

Laguna Olímpico

Coronavirus obriga taekwondo a mudar sede de pré-olímpico

A World Taekwondo anunciou neste sábado que Amã, na Jordânia, receberá o qualificatório asiático marcado para abril

Amã receberá o Pré-Olímpico de taekwondo, que deixou a China por causa do Coronavirus (Divulgação)

O surto do Coronavirus, que já matou mais de duas mil pessoas na China, continua causando mudanças no calendário do esporte olímpico. Neste sábado (22), a World Taekwondo confirmou as sedes dos torneios continentais pré-olímpicos, informando também a mudança no local que receberá a competição asiática.

Originalmente previsto para acontecer em Wuxi, na China, o Pré-Olímpico asiático de taekwondo foi transferido para Amã, na Jordânia, nos dias 10 e 11 de abril.

Na última sexta-feira (21), a UIPM (União Internacional de Pentatlo Moderno) também havia anunciada a troca da sede do Campeonato Mundial da modalidade, que será qualificatório para a Olimpíada de Tóquio-2020. Ou seja, a competição saiu de Xiamen (CHN) e passou para Cancún (MEX), entre 25 e 31 de maio.

O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar

O estrago não está sendo pouco não. Antes, o medo pela disseminação do vírus tirou a China da disputa do Pré-Olímpico feminino de handebol. Além disso, a China já tinha sido privada de receber o Pré-Olímpico de boxe, em janeiro, e um dos pré-olímpicos de basquete feminino, disputado no começo do mês. O Mundial de atletismo indoor, que ocorreria em Nanjing em março, foi cancelado.

Coronavirus já afeta programação olímpica

Já não é segredo que o surto da doença que vem atingindo principalmente a Ásia já passou a ser um ponto de atenção da organização dos Jogos de Tóquio. Embora o COI (Comitê Olímpico Internacional) assegure que não há risco de a Olimpíada ser cancelada ou mudar de data, existe uma clara preocupação no comitê organizador japonês.

Não por excesso de zelo.

Ocorreram duas mortes pelo Coronavirus em Tóquio na última semana. Desde 3 de fevereiro, um navio de cruzeiro está ancorado em Yokohama, com mais de 3  mil pessoas a bordo, sendo que 600 delas estão infectadas. Em todo Japão, já são 80 casos confirmados da doença.

+ Curta a página do blog no Facebook

Neste sábado, os organizadores informaram que um treinamento para os voluntários que irão trabalhar nos Jogos Olímpicos, foi adiado. Ainda não confirmaram quando este treinamento irá ocorrer. Mesmo assim, o comitê organizador assegura que isso não afetará outros preparativos para a Olimpíada e que não existe nenhum risco de cancelamento.

+ O blog também está no Instagram. Siga

Por enquanto, o maior prejuízo do Coronavirus no esporte está com as federações internacionais que semanalmente precisam reorganizar seus calendários de eventos pré-olímpicos. Convenhamos, se ficar apenas nisso, será o menor dos problemas.

Mais em Laguna Olímpico