Siga o OTD

Lá Fora

COI define finalistas para os Jogos de Inverno de 2026

Calgary, Milão/Cortina e Estocolmo são as três candidaturas que restaram aos Jogos de Inverno de 2026.

Foto: Divulgação/Comitê Olímpico Internacional

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, anunciou nesta quinta-feira a recomendação de três cidades para continuar com o processo de candidatura para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.

A cidade canadense de Calgary, a candidatura conjunta italiana de Milão e Cortina, e a sueca Estocolmo seguem na luta para receber as Olimpíadas. Por outro lado, a cidade turca de Erzurum foi eliminada do processo.

A decisão foi anunciada em Buenos Aires, durante o encontro do Comitê Executivo do COI, e deve ser carimbada pelos membros da cúpula até segunda-feira.

Segundo o atual vice-presidente do COI, Juan Antonio Samaranch, todas as candidaturas estão alinhadas à Agenda 2020, iniciativa da entidade para viabilizar os Jogos Olímpicos nas cidade através da adequação da realidade local e de planejamentos a longo prazo.

Ainda segundo Samaranch, Erzurum foi retirada do processo por ainda não corresponder a todas as demandas da entidade. De uma forma sútil, o vice-presidente afirmou que a cidade turca “ainda precisará de mais tempo para amadurecer a candidatura”.

O que cada candidata apresenta para os Jogos de Inverno
Segundo Samaranch, Calgary já possui 80% dos locais construídos, e que os demais necessários apresentariam um plano de legado consistente.

Milão e Cortina têm como ponto forte o suporte político dos governos federal e regional, além do apoio da comunidade local, o que fortaleceria o Movimento Olímpico.

Por fim, Estocolmo apresenta experiência com esportes de inverno, além de uma infra-estrutura já pronta que permite a criação de um projeto sustentável a baixo custo. Apesar do apoio do Comitê Olímpico Sueco, o projeto ainda não possui a aprovação política do parlamento.

A candidatura de Estocolmo é a única que apresentaria uma sede inédita para os Jogos de Inverno. Cortina d’Ampezzo sediou as Olimpíadas de Inverno em 1956, enquanto Calgary recebeu o evento em 1988.

Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em Lá Fora