Siga o OTD

Basquete

Senegal bate Letônia e quebra tabu histórico

Seleção senegalesa conquista a primeira vitória de uma equipe africana contra um europeu em Copas do Mundo no basquete feminino

Foto: FIBA

A seleção de Senegal derrotou a Letônia por 70 a 69 neste domingo em jogo válido pela segunda rodada da Copa do Mundo Feminina de Basquete, na Espanha. Além de aumentar as chances de classificação da equipe senegalesa, o resultado também marcou a primeira vitória de uma seleção africana contra uma europeia na competição.

O jogo apresentou equilíbrio do início ao fim. A maior vantagem de uma das equipes foi de seis pontos, obtida pela Letônia no início do último quarto. A cesta da vitória de Senegal veio a 12 segundos do fim. As africanas ainda conseguiram segurar o último ataque letão. Maimouna Diarra marcou 14 pontos e pegou 11 rebotes na partida. Astou Traore, com 19 pontos, e Yacine Diop, com 14, também foram importantes no triunfo senegalês.

Nunca antes uma seleção africana havia batido um Europeu na competição, algo que também nunca ocorreu em Jogos Olímpicos. Foi, também, a primeira vitória de Senegal em Copas do Mundo desde 2006.

O feito veio um dia após as senegalesas quebrarem outra marca. A derrota por 87 a 67 na estreia diante dos Estados Unidos significou a menor diferença de pontos de uma seleção africana contra as norte-americanas contando Copas do Mundo e Jogos Olímpicos.

Senegal – que chegou ao Mundial como vice-campeão africano de 2017 – terá a China como adversária na terceira e última rodada da primeira fase. Apesar de terem grandes chances de classificação, as senegalesas ainda não estão garantidas na próxima fase.

Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em Basquete