Siga o OTD

Judô

Ucraniana se torna a campeã mundial mais jovem do judô

Ucraniana Daria Bilodid faz história ao conquistar o título mundial aos 17 anos de 345 dias de idade

Foto: Sabau Gabriela/IJF

Menos de um mês antes de completar 18 anos de idade, a ucraniana Daria Bilodid conquistou o título mundial na categoria até 48kg. O feito ocorreu nesta quinta-feira, em Baku (Azerbaijão), no primeiro dia de competições do Mundial de Judô 2018.

Bilodid estava longe de ser uma surpresa ao estrear no Mundial. Terceira colocada no ranking da categoria, venceu os Grand Slams de Paris e de Dusseldorf na temporada, além do Campeonato Europeu em 2017. Nesta quarta-feira, a judoca venceu nada menos que a argentina atual campeã olímpica Paula Pareto e a japonesa atual campeã mundial Funa Tonaki. Na disputa de ouro contra Tonaki, Bilodid conquistou a vitória por ippon.

Na galeria de campeões mais jovens, Daria Bilodid supera a lenda japonesa Ryoko Tani-Tamura, que conquistou o primeiro dos seus sete títulos mundiais quando já havia completado 18 anos de idade. Entre os homens, Teddy Riner é quem detém o recorde de campeão mais jovem, ao sagrar-se campeão mundial em 2007 com 18 anos e cinco meses.

O sucesso no judô também parece estar no DNA de Daria. A atleta é filha de Gennadiy Bilodid, bicampeão europeu e medalhista de bronze mundial na categoria 73kg entre os anos de 2001 e 2005. Gennadiy também é um dos treinadores da filha.

O Mundial 2018 de Judô vai até o próximo dia 27.

Rodrigo Huk, 24 anos, é um jornalista que pratica e acompanha o handebol desde a infância. No Site do Handebol, visa trazer notícias, entrevistas e debates sobre o esporte no Brasil e no mundo.

Mais em Judô