Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Judocas brasileiros fazem últimos treinos antes do Mundial

Entre os atletas que participam desta fase de treinamento estão cinco medalhistas paralímpicos: Alana Maldonado (-70kg), Antônio Tenório (-100kg), Karla Cardoso (-48kg), Lucia Teixeira (-63kg) e Willians Araújo (+100kg).

Márcio Rodrigues/MPIX/CPB

Quinze judocas estão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para a última fase de treinamento antes do Campeonato Mundial da modalidade. A competição mais importante da temporada 2018 será realizada de 16 a 19 de novembro, em Lisboa, Portugal, e valerá pontos no ranking mundial classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020.

“Vamos com 15 atletas, o que é uma equipe grande. Temos medalhistas experientes, por exemplo o (Antônio) Tenório, que vão brigar por medalha, e uma nova geração de atletas promissores, que estão treinando muito para brigar pelas primeiras posições e tentar conquistar a sua medalha e a vaga para Tóquio”, comentou Jaime Bragança, técnico da Seleção de judô.

Entre os atletas que participam desta fase de treinamento estão cinco medalhistas paralímpicos: Alana Maldonado (-70kg), Antônio Tenório (-100kg), Karla Cardoso (-48kg), Lucia Teixeira (-63kg) e Willians Araújo (+100kg).

“A gente está em um ritmo bastante intenso desde o começo do ano. Fizemos várias competições internacionais e fases de treinamentos, então estamos muito preparados para o Mundial”, avaliou Antônio Tenório, 47 anos, que coleciona seis medalhas paralímpicas – quatro ouros, uma prata e um bronze.

Esta é a sexta etapa de treinos realizada no CT Paralímpico, este ano. Além disso, em julho, oito atletas brasileiros foram à cidade de Hirosaki, no Japão, para um intercâmbio com os judocas do país de origem da modalidade e que sediará a próxima edição dos Jogos Paralímpicos.

A convocação dos atletas que representarão o Brasil na capital portuguesa, no próximo mês, será divulgada após esta última etapa de treinamento.

As vagas do judô em Tóquio 2020 serão definidas por meio do ranking mundial. Além do Mundial, outras três competições realizadas este ano contaram pontos para o ranking classificatório. Foram elas: as Copas do Mundo, na Turquia e no Cazaquistão, ocorridas em abril e maio, respectivamente, e o Campeonato das Américas, no Canadá, em maio.

Mais em Paralimpíada Todo Dia