Siga o OTD

Judô

Brasil fica sem medalhas no sétimo dia do Mundial de Baku

Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva (+100kg) representaram o Brasil no Mundial nesta quarta-feira (26).

Mundial de judô - Baku 2018
Divulgação/IJF

Nesta quarta-feira (26), quatro judocas brasileiros disputaram o Mundial de judô, que acontece em Baku, no Azerbaijão: Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva (+100kg). Entre eles, a que chegou mais longe na competição foi Maria Suelen – que acabou derrotada na luta pelo bronze, fiando fora do pódio.

Representando o Brasil na categoria acima de 78 kg, Maria Suelen Altheman disputou a semifinal do torneio no Azerbaijão, mas foi derrotada. Na sequência, também perdeu na disputa pelo bronze. A brasileira estreou somente na segunda rodada da chave B, com uma vitória sobre a francesa Anne Fatoumata M’Bairo, com um ippon.

Em seguida, passou pela alemã Carolin Weiss, com mais um ippon.

Por último, garantiu a vaga na decisão ao superar Sarah Adlington, da Grã-Bretanha.

Na disputa da semifinal, Maria Suelen Altheman, quarta no ranking mundial, enfrentou a campeã olímpica e bicampeã mundial Idalys Ortiz. Com muita força no início do combate, Maria dominou a manga da adversária, mas logo sofreu um ataque da cubana e caiu de frente.

Idalys Ortiz começou melhor e a brasileira não conseguia ganhar confiança para atacar e aplicar golpes consistentes, recebendo duas punições nos dois primeiros minutos no tatame. Na segunda parte do confronto, Maria Suelen melhorou e levou a luta para o Golden Score. A cubana, porém, soube se aproveitar do momento na aplicação do waza-ari que garantiu a vitória.

Já na luta pela medalha de bronze, a adversária foi a turca Kayra Sayit. Com pouco menos de um minuto de disputa, Sayit aplicou um waza-ari na brasileira, que logo aplicou um contra-golpe – mas sem pontuar.

Foi uma luta dura para a brasileira, com um início completamente dominado pela adversária turca. Ainda assim, Maria Suelen ficou melhor na disputa de pegadas, mas não foi objetiva nos golpes, sem conseguir marcar pontos e criar um volume de luta, sendo derrotada e ficando fora do pódio.

Na chave D da mesma categoria, Beatriz Souza também estreou com uma vitória na segunda rodada – diante da húngara Mercedesz Szigetvari, com um ippon.

Logo em seguida, entretanto, a brasileira sofreu uma derrota para a turca Kayra Sayit e foi eliminada.

Na chave B da categoria acima de 100kg, Rafael Silva só estreou na segunda rodada, contra o japonês Hisayoshi Harasawa. O brasileiro, porém, foi derrotado e eliminado logo na primeira luta.

Disputando a mesma categoria, mas na chave C, David Moura também começou na segunda rodada, contra Bekmurod Oltiboev, do Uzbequistão. Mas a história se repetiu e o judoca brasileiro também saiu do tatame com a derrota e caiu no primeiro desafio.

Agora, a única representante brasileira que segue viva na disputa do Mundial de Judô nesta quarta-feira (26), Maria Suelen Altheman disputa a semifinal da categoria acima de 78 kg contra a cubana Idalys Ortiz, a partir das 9h (Brasília).

Mais em Judô