Siga o OTD

Judô

Primeiro campeão do mundo espanhol nasceu na Geórgia

Nikoloz Sherazadishvili venceu a categoria até 90 quilos em Baku, no Azerbaijão

Nikoloz Sherazadishvili entrou para a história do judô e da Espanha ao se tornar o primeiro espanhol campeão mundial da modalidade. Foi em Baku, no Azerbaijão, segunda 24, na categoria de até 90 quilos. Na decisão bateu por ippon no cubano Ivan Silva Morales.

O caminho do ouro teve seis vitórias. Tanto a semifinal, contra o húngaro Krisztian Toth, quanto a decisão contra Silva Morales foram lutas dignas do tamanho do torneio.

Para passar por Toth precisou ir até os 2min17s do Golden Score e aproveitar-se de uma das inúmeras entradas do oponente para, num contra-ataque, colocá-lo no chão e marcar o waza-ari que lhe rendeu a vaga na final.

Na disputa pelo ouro, desafio ainda maior. Nikoloz saiu perdendo por um waza-ari, só conseguindo empatar na reta final do combate, que também acabou sendo definido pelo Golden Score. Após mais 2min18, Nikoloz conseguiu achar outro waza-ari, que somado ao primeiro, resultou no ippon dourado.

“Todas as lutas foram duras. A primeira, segunda, terceira, todas. Campeão europeu, medalhista olímpico de prata. Todo mundo estava na minha chave”, disse sorridente em entrevista logo após a final, enquanto tentava recuperar o fôlego. Ao ser questionado como se sentia sendo o primeiro espanhol campeão mundial de judô, mostrou que seu espírito vencedor vai além do pódio: “não estou sozinho, vim aqui com meu técnico, colegas e a federação espanhola”.

Sherazadishvili chegou à competição como o terceiro do mundo e seu resultado, aliado à má apresentação dos dois primeiros, deve levar o espanhol ao topo do ranking.

Ele nasceu em Tbilisi, na Geórgia, mas sempre defendeu a Espanha no judô, desde categorias menores, e alegra-se em contribuir para o futuro do esporte naquele país. “Esse título é importante para as crianças, para os nossos competidores atuais, para o futuro. A federação espanhola vai ter mais dinheiro para ajudar a termos bons resultados”, concluiu.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô