Siga o OTD

Judô

Brasil conquista prata e bronze no 1º dia da Copa do Mundo

Fernando Maia/MPIX/CPB

Wilians Araújo ficou com a medalha de prata e Antônio Tenório conquistou o bronze no primeiro dia de competições na Copa do Mundo de Judô Paralímpico

No primeiro dia de competições da etapa do Cazaquistão da Copa do Mundo de Judô Paralímpico, o Brasil contou com a participação de Wilians Araújo, na categoria acima de 100kg, e Antônio Tenório, na categoria até 100kg, na madrugada deste domingo (09). Wilians acabou derrotado na decisão e ficou com a medalha de prata, já Antônio ficou com o bronze.

Medalha de prata nas olimpíadas do Rio de Janeiro e um dos grandes nomes da categoria mais pesada do judô paralímpico, Wilians Araújo começou sua participação na etapa do Cazaquistão já nas semifinais, quando enfrentou o turco Onur Tastan. Em confronto de relativa igualdade, o brasileiro conseguiu a vitória e se garantiu na decisão da categoria.

Na luta pelo ouro, Wilians Araújo teve como oponente Woohyeok Song, da Coreia do Sul. Diferente da semifinal, da decisão foi definida de forma rápida, em apenas 37 segundos, quando Song conseguiu um golpe seguido de imobilização, vencendo o duelo e ficando com a medalha de ouro, deixando o judoca brasileiro com a prata.

Grande nome do Judô e uma das referências do paradesporto brasileiro, Antônio Tenório segue conquistando medalhas para o país. Campeão paralímpico de Atlanta 1996 até Pequim 2008, bronze em Londres e prata no Rio de Janeiro, o judoca brasileiro começou sua participação na etapa do Cazaquistão enfrentando o georgiano Zviad Gogotchuri.

No confronto, Antônio Tenório acabou sendo surpreendido por Zviad e sofreu um ippon com pouco mais de 1 minuto de luta. Na repescagem, o brasileiro teve como oponente o americano Benjamin Goodrich. No confronto, Antônio conseguiu a vitória somente no golden score, se garantindo na disputa da medalha de bronze.

Nela, Tenório enfrentou Oleksandr Pominov, da Ucrânia. Em confronto muito equilibrado, o brasileiro conseguiu um golpe seguido por imobilização na parte final do confronto, saindo com a vitória e com a medalha de bronze.

Mais em Judô