Siga o OTD

Judô

Brasil encerra participação em Baku com uma medalha: ouro de Stephanie Koyama

O Brasil contou com a participação de 11 judocas no Grand Slam de Baku, disputado de sexta a domingo no Azerbaijão, mas conquistou apenas uma medalha. Logo no primeiro dia de competição, a novata Stephannie Koyama (48kg), de apenas 21 anos, colocou o ouro no peito ao derrotar na final Milica Nikolic, da Sérvia, em sua segunda aparição pela Seleção Brasileira.

Clique no vídeo abaixo  para ver o bloco das finais do primeiro dia do Grand Slam de Baku. Luta de Stephannie Koyama começa aos 15:00.

Foi a primeira medalha de Stefannie Arissa Koyama defendendo as cores do Brasil. Filha de mãe brasileira e pai japonês, a atleta nasceu na cidade de Gunma, no Japão, e chegou a disputar uma competição pela seleção japonesa. Neste ano, por indicação da comissão técnica, participou da Seletiva Tóquio 2020 – I Etapa e venceu a disputa, garantindo uma das três vagas na Seleção Brasileira no peso ligeiro (até 48kg). 

No último fim de semana, ela lutou o Aberto Europeu de Praga, mas foi derrotada logo na primeira luta. No Azerbaijão, por outro lado, Koyama conquistou a medalha de forma categórica vencendo por ippon suas três lutas antes da final – contra Aisha Gurbanli (AZE), Maryna Cherniak (UKR) e Taciana Lima (GBS). Na decisão, pontuou com dois waza-aris sobre Nicolic.

Stephanie Koyama conquistou o título em Baku no primeiro Grand Slam em sua carreira

“Hoje fiz minha estreia em Grand Slam aqui em Baku e consegui conquistar o ouro. Estou muito feliz com essa medalha e agradeço a todos que torceram por mim”, disse Koyama.

O país chegou a mais quatro disputas de pódio na capital do Azerbaijão, mas Eric Takabatake (60kg), Sarah Menezes (52kg), Gilmara Prudêncio (57kg) e Samantha Soares perderam a medalha de ronze, respectivamente, para Orkhan Safarov, do Azerbaijão, Anja Stangar, da Eslovênia, Julia Kowalczyk, da Polônia, eShiori Yoshimura, do Japão.

Os pesados Rafael Baby Silva e Camila Yamakawa à repescagem de suas categorias, mas foram derrotados, terminando em sétimo lugar. Baby, que já estreava nas quartas, acabou sendo superado por Guram Tushishvili, da Geórgia, e por Duurenbayar Ulziibayar, da Mongólia.

Camila, por outro lado, venceu nas oitavas a azeri Shams Hajiyeva, mas caiu para Larisa Ceric, da Bósnia e Herzegovina, nas quartas. Na repescagem, a brasileira levou três punições e não passou por Santa Pakenyte, da Lituânia.

Alex Pombo (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Bruno Mendonça (90kg) e Melina Scárdua (78kg) também participaram do Grand Slam de Baku, mas caíram em suas primeiras lutas.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô