Siga o OTD

Judô

Alexia Castilhos leva o bronze no Grand Prix de Zagreb

Reprodução/Instagram

Por ippon, Alexia Castilho derrota eslovena Andreja Leski e fica com o bronze na categoria até 63 kg no Grand Prix de Zagreb

Finalmente saiu a medalha para o Brasil. No segundo dia de competições do Grand Prix de Zagreb de judô, na Croácia, realizado neste sábado (28), Alexia Castilhos conquistou o bronze na categoria até 63 kg. A equipe brasileira iniciou o dia com três participantes, mas somente Alexia Castilhos e Amanda Oliveira seguiram na disputa pelo bronze. Amanda perdeu na disputa pelo bronze, enquanto João Macedo foi eliminado logo na luta de estreia.

No primeiro dia de competições, somente Rafaela Silva foi para a disputa do bronze, mas acabou derrotada.

Alexia Castilhos (-63 kg)

A judoca começou a caminha em Zagreb com uma vitória sobre a austríaca Tina Zeltner pela primeira rodada. Alexia conseguiu um waza-ari ainda nos primeiros segundos de luta e foi administrando a vantagem até o fim dos quatro minutos de combate.

Na sequência, foi a vez da brasileira enfrentar a australiana Katharina Haecker. A luta começou bem amarrada, e cada uma das judocas foi advertida com um shido. Faltando pouco mais de dois minutos para o término, Alexia encaixou um contra-golpe e conseguiu um waza-ari. Daí em diante, foi só se defender e vibrar com mais uma vitória.

Pelas quartas de final, veio a primeira derrota. Diante da alemã Martyna Trajdos, a judoca brasileira partiu para o ataque, tomou uma virada, acabou ficando imobilizada e perdeu por ippon.

Com a derrota nas quartas, Alexia Castilhos foi para a repescagem contra a britânica Amy Livesey. Precisando da vitória para lutar pelo bronze, a brasileira partiu para cima e tomou um waza-ari. Em desvantagem, Alexia não desanimou, conseguiu empatar e virar, vencendo por ippon.

Na briga pelo bronze, Alexia entrou com tudo diante da eslovena Andreja Leski. A brasileira conseguiu um waza-ari e emendou uma imobilização, finalizando a adversária no chão por ippon. Com a vitória, a brasileira conquistou a primeira medalha do país na atual edição do Grand Prix de Zagreb.

Amanda Oliveira (-70 kg)

Pela primeira rodada, Amanda enfrentou e vence a norte-americana Chantal Wright. A luta foi de muito estudo e poucas entradas. Mas faltando um minuto para o término, Amanda Oliveira entrou por baixo, conseguiu a queda e um waza-ari no placar. Vitória brasileira e classificação para as oitavas.

Nas oitavas, Amanda teve outra luta dura, que só foi decidida no golden score. Contra a croata Barbara Matic, a brasileira aproveitou uma falha, aplicou o golpe e venceu com um waza-ari.

Mas na quartas de final, veio a primeira derrota. A britânica Sally Conway dominou a luta desde o início e soube controlar a brasileira. Primeiro Sally abriu o marcador com um waza-ari. Depois, a britânica pegou Amanda em uma chave de braço e definiu sua passagem à semi, enquanto a brasileiro caiu para a repescagem.

Mas na repescagem, Amanda voltou a vencer. Com muita velocidade, a brasileira reagiu inverteu de posição e conseguiu um ippon para cravar sua vaga na disputa pelo bronze.

A adversária de Amanda na luta pelo bronze foi a marroquina Assmaa Niang. A brasileira começou melhor e abriu 1 a 0 com um waza-ari. Mas Assmaa foi crescendo na luta e igualou com uma entrada por baixo, derrubando Amanda.

Ao final dos quatro minutos, o placar seguiu empatado e a decisão foi para o golden score. Em um grande vacilo de Amanda, Assmaa conseguiu reverter a posição e venceu por ippon, conquistando o bronze para o Marrocos.

João Macedo (-81 kg)

O judoca brasileiro João Pedro Macedo caiu logo na estreia. Pela primeira rodada da categoria até 81 kg, João teve pela frente o búlgaro Ivaylo Ivanov. A luta foi duríssima, longa, decidida apenas no golden score. O brasileiro começou muito bem e conseguiu um waza-ari nos primeiros segundos.

Mas o búlgaro foi dificultando as coisas, empatou e forçou o golden score. Após muita disputa, o brasileiro deu uma brecha, foi puxado pelas costas e tomou o ippon, perdendo logo na estreia.

Mais em Judô