Siga o OTD

Judô

Phellipe Pelim e Eleudis Valentim disputam o bronze no Grand Prix de Dusseldorf

Mundial de judô

O Brasil está em duas disputas de medalhas no Grand Prix de Dusseldorf nesta sexta, 24, primeiro dia da competição na Alemanha. Phelipe Pelim (60kg) e Eleudis Valentim (52kg) venceram três lutas, perderam apenas uma e vão em busca do bronze no GP. O ligeiro enfrenta o espanhol Francisco Garrigos, campeão mundial Sub 21 em 2014, enquanto que a meio-leve luta contra a romena Alexandra-Larisa Florian. Bloco final começa às 13 horas, no horário de Brasília. O portal ippon.tv transmite, ao vivo.

Pelim foi o brasileiro que chegou mais longe nas preliminares já que só parou na semifinal diante do campeão mundial sênior de 2014, o mongol Boldbaatar Ganbat, ao sofrer um waza-ari no golden score. Antes, havia passado, na estreia, pelo alemão Lukas Klemm com um waza-ari. Nas oitavas-de-final, uma pedreira, o campeão mundial de 2015 Yeldos Smetov, do Cazaquistão. Mas Phelipe conseguiu controlar bem a luta e venceu por waza-ari graças a um poderoso osoto-gari. Nas quartas-de-final precisou de 24 segundos no golden score para conseguir projetar o britânico Ashley Mckenzie e vencer por waza-ari, garantindo a vaga na semifinal. Na disputa do bronze, vai enfrentar Garrigos, numa repetição da disputa do mesmo Grand Prix de Dusseldorf em 2015 quando Pelim saiu com a medalha.

Eleudis Valentim começou sua caminhada na Alemanha vencendo a romena Anamaria Ionita por waza-ari. Nas oitavas-de-final, passou pela cazaque Aigunim Tuteikova ao forçar três punições para a adversária. Nas quartas, foi derrotada por Gili Cohen, de Israel, depois de ser punida pela terceira vez com um minuto e 23 de golden score. Um waza-ari garantiu a vitória contra a alemã Nieke Nordmeyer na repescagem e a classificação para a disputa de medalha contra a romena Florian.

Os outros quatro brasileiros que lutaram nesta sexta não chegaram ao bloco final. Gabriela Chibana (48kg) passou por Vanesa Aleman (CUB) por ippon mas foi derrotada por Funa Tonaki (JPN) nas oitavas. Desempenho idêntico ao do primo, Charles Chibana (66kg), que venceu Nathan Katz (NZL) por dois waza-aris mas caiu nas oitavas-de-final contra Norihito Isoda(JPN). Marcelo Fuzitav(66kg) e Tamires Crude (57kg) foram derrotados na primeira luta por Tal Flicker (ISR) e Sumiya Durjsuren (MGL), respectivamente.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô