Siga o OTD

Judô

Brasil conquista pódio completo no 2º dia de Pan-Americano

Leonardo Gonçalves é ouro, Beatriz Souza fica com a prata e Eduardo Yudy Santos termina com o bronze, deixando o Brasil com sete pódios no Pan-Americano de Judô

A seleção brasileira de judô encerrou neste sábado, 21, sua participação nas disputas individuais do Campeonato Pan-Americano Sênior de San José, na Costa Rica, com mais três atletas no pódio. Leonardo Gonçalves (100kg) foi o maior destaque ao se sagrar campeão no meio-pesado masculino. As outras duas medalhas brasileiras vieram com a pesado Beatriz Souza (+78kg), que conquistou a prata, e Eduardo Yudy Santos (81kg)ficou com o bronze no meio-médio masculino. Com as quatro medalhas do primeiro dia, o Brasil fechou a competição continental com sete pódios no total: dois ouros, duas pratas e três bronzes.

Para chegar à final do meio-pesado masculino, Leonardo venceu o colombiano Carlos Garzon e o dominicano Jose Nova Alcantara por ippon, na semifinal. Na decisão pelo ouro, o brasileiro foi tático para derrotar o dominicano Lewis Medina nas puniçõs (3) e conquistar seu primeiro título pan-americano.

Beatriz também precisou vencer duas lutas preliminares para avançar à final. Ela bateu Nina Cutro-Kelly, dos Estados Unidos, e Mariannys Hernandez, da Venezuela, ambas por ippon até encarar a cubana Idalys Ortiz, campeã olímpica e bi mundial.

A terceira medalha do sábado veio com o meio-médio Eduardo Yudy Santos, que estreou com vitória por waza-ari sobre o colombiano Pedro Castro, mas acabou sofrendo  revés nas quartas-de-final diante do portorriquenho Adrian Gandia. Yudy recuperou-se na repescagem com waza-ari e ippon sobre o americano Jack Hatton e, na disputa pelo bronze, derrotou o salvadorenho Juan Turcios por um waza-ari.

No domingo, 22, acontecerão as disputas por equipes mistas, prova inédita no Pan-Americano e que estreará também nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Atual vice-campeão mundial por equipes mistas, o Brasil estreará com o time do Peru.

Mais em Judô