Siga o OTD

Judô

Seleção Brasileira é convocada para Pan-Americano

Divulgação

Com David Moura e Maria Portela, 18 atletas são convocados para a disputa do Pan-Americano de judô, a partir da  próxima sexta-feira

A Seleção Brasileira de judô disputará, entre os dias 20 a 22 de abril, o Campeonato Pan-Americano sênior individual e por equipes mistas na cidade de San Jose, na Costa Rica. Nessa competição, que distribui até 700 pontos no ranking da Federação Internacional de Judô, o Brasil será representado por 18 atletas de até 25 anos, além dos experientes David Moura e Maria Portela, que lutarão apenas a disputa por equipes classificatória para o Mundial por equipes de Baku neste ano.

“A opção por atletas jovens já vem desde o ano passado. A gente aprofundou o estudo e vimos que o ápice dos atletas medalhistas olímpicos está na faixa dos 26 anos. Então, a gente acredita que, dando essa experiência aos atletas mais novos, dando a oportunidade deles crescerem no Ranking eles terão mais possibilidade de brigar pela vaga olímpica”, apontou Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ. “Ao mesmo tempo, tiramos da zona de conforto aqueles que hoje são titulares, provocando nesses a reação de quererem manter a vaga. Esse clima competitivo é sadio para um bom resultado a médio e a longo prazo, pensando em Tóquio 2020”, completa.

A equipe feminina terá representante nas sete categorias olímpicas: Larissa Farias (48kg), Jéssica Pereira (52kg), Tamires Crude (57kg), Kamila Silva (57kg), Alexia Castilhos (63kg), Yanka Pascoalino (63kg), Bruna Campos (70kg), Laislaine Rocha (78kg) e Beatriz Souza (+78kg), que está, atualmente, aos 19 anos de idade, entre as oito melhores judocas do mundo no Ranking da FIJ e é a atual campeã pan-americana do pesado feminino.

“Ter participado do Pan-Americano no ano passado me ajudou muito. Me deu uma visão das meninas que eu não conhecia aqui da Pan-América e, com certeza, elas estarão esse ano novamente. Eu consegui pensar em mudanças táticas no meu treinamento para tentar surpreender e estou confiante”, disse Bia, que busca também uma classificação inédita para o Campeonato Mundial de Baku. “Eu estou em oitavo no Ranking Mundial e, com isso, acredito que um pódio no Pan-Americano já me deixaria muito perto do Mundial.”

No masculino, o Brasil será representado por nove atletas em seis categorias, com dobras nos pesos ligeiro (60kg), leve (73kg) e médio (90kg). Foram convocados os judocas Ítalo Carvalho (60kg), Daniel Cargnin (66kg), Michael Marcelino (66kg), Jeferson Santos Júnior (73kg), David Lima (73kg), Eduardo Yudy Santos (81kg), Gustavo Assis (90kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg).

“No ano passado os atletas foram muito bem no Campeonato Pan-Americano Sênior e essa experiência contribuiu para que eles tivessem resultados expressivos também nos eventos da Base, como título mundial júnior do Daniel Cargnin e o vice-campeonato mundial Sub 18 da Milena Silva”, relembrou Ney Wilson.

Na programação oficial divulgada pela Confederação Pan-Americana de Judô, as disputas individuais serão nos dias 20 e 21. Já a competição por equipes mistas, que entrou no calendário da FIJ no Mundial do ano passado, será no dia 22. O Brasil é o atual vice-campeão mundial por equipes mistas e, no Pan, a seleção terá o reforço do número um do mundo David Moura (+100kg), que lutará apenas o por equipes.

“Estou feliz de poder reforçar a equipe nessa competição que eu gosto muito de lutar. Estamos iniciando neste novo formato e temos a missão de manter a equipe unida. Antes, era uma competição feminina e outra masculina. Com todos juntos agora, o objetivo é nos mantermos unidos e temos tudo para trazer o ouro, além de garantirmos um bom ranking para o Mundial por Equipes”, projetou o peso-pesado brasileiro que apontou Cuba como o grande adversário do Brasil nessa disputa. Classificam-se para o Mundial os 16 países melhores ranqueados na listagem da FIJ.

Confira a delegação brasileira para o Pa de San Jose

Feminino
48kg: Larissa Farias (FMJ/Minas Tênis Clube)
52kg: Jéssica Pereira (FJERJ/Instituto Reação)
57kg: Tamires Crude (FJERJ/Instituto Reação)
57kg: Kamila Silva (FMJ/Minas Tênis Clube)
63kg: Yanka Pascoalino (FPJudô/EC Pinheiros)
63kg: Alexia Castilhos (FGJ/Sogipa)
70kg: Bruna Silva (FGJ/Grêmio Náutico União)
78kg: Laislaine Rocha (FPJudô/Sesi-SP)
+78kg: Beatriz Souza (FPJudô/EC Pinheiros)

Masculino
60kg: Ítalo Carvalho (FMJ/Ass. Mazzili de Judô)
66kg: Daniel Cargnin (FGJ/Sogipa)
66kg: Michael Marcelino (FPJudô/Sesi-SP)
73kg: David Lima (FGJ/Sogipa)
73kg: Jeferson Santos Júnior (FJERJ/Instituto Reação)
81kg: Eduardo Yudy Santos (FPJudô/EC Pinheiros)
90kg: Rafael Macedo (FGJ/Sogipa)
90kg: Gustavo Assis (FMJ/Minas Tênis Clube)
100kg: Leonardo Gonçalves (FGJ/Sogipa)

Equipes
70kg: Maria Portela (FGJ/Sogipa)
+100kg: David Moura (FJERJ/Instituto Reação)

Mais em Judô