Siga o OTD

Judô

Sarah Menezes conquista primeira medalha do Brasil em Antalya

Foto: Reprodução / IJF

A judoca brasileira Sarah Menezes foi bronze na manhã desta sexta-feira (6) pelo Grand Prix de Antalya, na Turquia, na categoria até 48kg; assista aos vídeos

A brasileira Sarah Menezes conquistou nesta sexta-feira (6) a primeira medalha do Brasil no Grand Prix de Antalya, na Turquia. Pela categoria até 48kg, ela ficou com o bronze após vencer na repescagem. Além dela, os brasileiros Ítalo Carvalho (-60kg), Michael Marcelino e Daniel Cargnin (-66kg), Tamires Crude e Kamila Silva (-57kg) também competiram nesta sexta.

Sarah Menezes (até 48kg)

A brasileira Sarah Menezes estreou com um triunfo sobre Diyora Keldiyorova, do Uzbequistão. Keldiyorova e Menezes sofreram duas punições cada no tempo regular, levando a luta para o golden score. Com um minuto e meio de golden score, a brasileira conseguiu um ippon e venceu a luta.

Em seguida, Sarah foi derrotada por Catarina Costa, de Portugal. A brasileira teve dificuldades ao tentar atacar a judoca portuguesa e sofreu um wazari. Com o fim do tempo regular, o triunfo foi de Costa.

Na repescagem, Sarah venceu Bazarragchaa Erdenebat, do Azerbaijão, para brigar pelo bronze da categoria. Com duas punições para cada, Erdenebat sofreu uma terceira penalidade e o triunfo foi de Sarah.

Após o triunfo sobre a judoca do Azerbaijão, Sarah venceu a israelense Tamar Malca para conquistar a medalha brasileira. Ela conseguiu um wazari com menos de um minuto de luta e, logo em seguida, conseguiu uma abertura para aplicar um ippon.

Ítalo Carvalho (até 60kg)

Ítalo venceu Ahmad Shabir Ahmadi, do Afeganistão, na primeira fase. O judoca afegão conseguiu um wazari, mas sofreu duas punições. A um minuto do fim da luta, no entanto, Ítalo conseguiu um ippon e venceu.

Na segunda fase, no entanto, ele não conseguiu superar Amartuvshi Dashdavaa, da Mongólia. O brasileiro sofreu um ippon no meio da luta e foi eliminado da competição.

Michael Marcelino (até 66kg)

Michael Marcelino passou de bye na primeira etapa da competição. A primeira luta dele foi contra Artur Te, do Quirguistão. Te sofreu duas punições no tempo regular e a luta foi para o golden score. No tempo extra, o judoca do Quirguistão sofreu a terceira punição e foi derrotado.

A luta seguinte de Marcelino foi contra Kherlen Ganbold, da Mongólia. Foi uma luta rápida, já que quando ainda faltava 1min57s para o fim do tempo regular, o brasileiro sofreu a terceira punição e foi eliminado.

Daniel Cargnin (até 66kg)

O brasileiro Daniel Cargnin também passou de bye pela primeira fase da competição. Em seguida, ele enfrentou Almaz Altynbek Uulu, do Quirguistão, e venceu quando o adversário sofreu a terceira punição.

Em seguida, ele passou pelo ucraniano Bogdan Iadov. Iadov sofreu três punições no tempo regular e foi derrotado.

Por fim, Cargnin perdeu para Sinan Sandal, da Turquia. O brasileiro tinha um wazari, mas sofreu um ippon a um minuto do fim e foi derrotado.

Na repescagem, ele foi derrotado por Yeldos Zhumakanov, do Cazaquistão. Ele sofreu um wazari com 18 segundos de golden score e ficou de fora da disputa pelo bronze.

Tamires Crude (até 57kg)

Tamires Crude, do Brasil, não conseguiu passar da primeira adversária, a americana Leilani Akiyama. Ela foi arremessada e sofreu um ippon ainda no tempo regular.

Kamila Silva (até 57kg)

Por fim, Kamila Silva foi derrotada pela coreana Jandi Kim. Em uma luta truncada, a brasileira sofreu três punições e foi derrotada.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Judô