Siga o OTD

Judô

Crise: Tiago Camilo pode assumir seleção masculina

Foto: Márcio Rodrigues/MPIX/XBJ

Sem resultados, técnico Fulvio Miyata teria pedido desligamento da seleção brasileira para assumir o Minas Tênis Clube no fim do mês; Tiago Camilo seria substituto

A seleção brasileira masculina de judô deve anunciar um novo comandante em breve. De acordo com o blog Olhar Olímpico do UOL, o treinador Fulvio Miyata teria pedido o desligamento da seleção para assumir o Minas Tênis Clube. A equipe é pressionada por não conseguir bons resultados e a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) já teria convidado Tiago Camilo para assumir o posto.

De acordo com a publicação, Fulvio deixará a equipe no fim do mês. Além de treinar a equipe do Minas, ele também assumirá o departamento de judô do clube. Tiago, de 35 anos, teria sido convidado por Ney Wilson, gestor de alto-rendimento da CBJ, para assumir a posição. O judoca de 35 anos ainda não se pronunciou sobre uma possível aposentadoria, mas teria pedido para pensar até o fim do mês.

 

Desafios

Quem assumir a seleção com uma possível saída de Fulvio Miyata terá um grande desafio pela frente. A equipe, de acordo com o blog Brasil em Tóquio, do GloboEsporte.com, só tem um top8 no ranking mundial masculino com os pesados. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, a seleção apresentou o pior resultado em 36 anos.

A esperança da CBJ seria em nomes como Daniel Cargnin e Rafael Macedo. Campeões mundiais sub-21, os dois foram medalhistas no Grand Prix de Tibilisi e estão entre as esperanças para os próximos Jogos Olímpicos. Para ajudar os atletas mais jovens com a posição no ranking, a CBJ teria definido que a seleção que disputará o Campeonato Pan-Americano na Costa Rica será renovada.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Judô