Siga o OTD

Judô

De olho em Tóquio 2020, seletiva define nova formação da Seleção Brasileira de judô

Judocas classificados neste sábado completaram as 27 vagas restantes na seleção brasileira de judô para o primeiro ano do ciclo olímpico de Tóquio. No SuperDesafio, Brasil vence Colômbia (leia abaixo)

O ano finalmente começou para 27 judocas que disputaram a Seletiva Tóquio 2020 – Etapa I neste sábado, em Osasco, e se classificaram para a equipe principal de judô que representará o Brasil em 2017. O primeiro compromisso da seleção completa será o Treinamento de Campo em Pindamonhangaba, no período de 22 a 28 de janeiro.

As primeiras categorias do dia a conhecerem seus classificados foram os pesos Ligeiro, Meio-Leve e Leve, com destaque para os campeões Eleudis Valentim (52kg), Tamires Crude (57kg), Phelipe Pelim (60kg), Marcelo Contini (73kg), Daniel Cargnin (66kg) e Stefanie Koyama (48kg), ambos “calouros” na equipe principal.

No período da tarde, foram definidos os pesos restantes – Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado e Pesado. Leonardo Gonçalves (100kg) foi o primeiro a garantir sua vaga no meio-pesado e estará ao lado de Luciano Corrêa e Rafael Buzacarini ao longo do ano. Além dele, Rochele Nunes (+78kg), Bruno Mendonça (90kg), Samanta Soares (78kg), Ketleyn Quadros (63kg), Vinícius Panini (81kg), Barbara Timo (70kg) e Ruan Isquierdo Silva (+100kg) foram os campeões em suas respectivas categorias.

Os novos nomes se juntarão agora a Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Buzacarini (100kg), Rafael Silva (+100kg), David Moura (+100kg), Erika Miranda (52kg), Sarah Menezes (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg), todos dispensados da Seletiva.

Veja a composição final da Seleção Brasileira de Judô 2017:

Masculino

Ligeiro (60kg)
Felipe Kitadai (RS)
Eric Takabatake (SP)
Phelipe Pelim (SP)

Meio-Leve (66kg)
Daniel Cargnin (RS)
Marcelo Fuzita (SP)
Charles Chibana (SP)

Leve (73kg)
Marcelo Contini (SP)
Alex Pombo (MG)
Eduardo Katsuhiro (SP)

Meio-Médio (81kg)
Victor Penalber (RJ)
Vinícius Panini (SP)
Eduardo Yudi Santos (SP)

Médio (90kg)
Tiago Camilo (SP)
Bruno Mendonça (SP)
Gustavo Assis (MG)

Meio-Pesado (100kg)
Rafael Buzacarini (SP)
Luciano Corrêa (MG)
Leonardo Gonçalves (RS)

Pesado (+100kg)
Rafael Silva (SP)
David Moura (RJ)
Ruan Isquierdo Silva (RJ)

Feminino
Ligeiro (48kg)
Stefannie Arissa Koyama (SP)
Larissa Pimenta (SP)
Gabriela Chibana (SP)

Meio-Leve (52kg)
Érika Miranda (MG)
Sarah Menezes (PI)
Eleudis Valentim (SP)

Leve (57kg)
Rafaela Silva (RJ)
Tamires Crude Silva (RJ)
Gilmara Prudêncio (SP)

Meio-Médio (63kg)
Mariana Silva (MG)
Ketleyn Quadros (MG)
Yanka Pascoalino (SP)

Médio (70kg)
Maria Portela (RS)
Barbara Timo (RJ)
Amanda Oliveira (SP)

Meio-Pesado (78kg)
Mayra Aguiar (RS)
Samanta Soares (SP)
Melina Scárdua (BA)

Pesado (+78kg)
Maria Suelen Altheman (SP)
Rochele Nunes (RS)
Camila Yamakawa (MS)

No Superdesafio de judô, Brasil leva a melhor sobre Colômbia

Depois de um dia intenso de combates da Seletiva Tóquio 2020 – Etapa I, no Ginásio do Bradesco, em Osasco, neste sábado, 14, cinco dos 27 classificados pela seletiva representaram o Brasil no 31º SuperDesafio BRA contra a Colômbia e garantiram mais uma vitória brasileira no evento amistoso por equipes mistas realizado pela CBJ. Phelipe Pelim (60kg), Yanka Pascoalino (63kg), Vinícius Panini (81kg), Samantas Soares (78kg) e Leonardo Gonçalves (100kg) foram os escolhidos para essa missão e não decepcionaram.

No primeiro combate, Pelim conseguiu superar John Futtinico por ippon para marcar o primeiro ponto do Brasil. Na sequência, a jovem Yanka Pascoalino foi imobilizada por Brigitte Carabali até o ippon, empatando a disputa em um a um. Na terceira luta, Vinícius Panini imobilizou Pedro Castro e conseguiu mais um ippon para o Brasil, devolvendo a vantagem à seleção da casa.

No quarto confronto, Samanta Soares não deu espaço para os ataques de Luisa Bonilla, pontuou com um wazari e garantiu o terceiro ponto do Brasil no duelo, além do título antecipado. Leonardo Gonçalves fechou o placar de forma brilhante, imobilizando Carlos Garzon em apenas 30 segundos de luta.

“Sempre um prazer representar o Brasil. Fiquei bastante feliz com a forma como lutei hoje e, principalmente, por estar lutando aqui na minha casa na frente de toda a minha família que veio me assistir”, comemorou o ligeiro Phelipe Pelim ao final do Superdesafio.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô