Siga o OTD

Judô

Brasil encerra Mundial Júnior com um ouro e um bronze

CBJ

Depois de encerradas as competições individuais, o Brasil voltou ao tatame na manhã deste domingo (22), para a disputa do Mundial por equipes mistas. O primeiro adversário da Seleção Brasileira foi a França e, após as oito lutas realizadas, o placar ficou empatado. A decisão aconteceu no Golden Score, entre Arthur Barboza e Guerman Andreev. O francês, entretanto, venceu com um waza-ari, desempatando a competição para 5 a 4 e avançando às quartas de final com a França.

Desta forma, o Brasil encerrou a participação na competição com uma medalha de ouro e uma de bronze – com Daniel Cargnin e Beatriz Souza, respectivamente. Ao todo 19 judocas brasileiros participaram do Campeonato Mundial Júnior de Zagreb, na Croácia, que começou na quarta-feira (18).

Confira as lutas da equipe mista do Brasil:

A estreia brasileira foi na categoria ligeiro feminino – até 48 Kg -, com Larissa Pimenta. Porém, a França começou a disputa em vantagem, com Anais Mosdier aplicando um waza-ari e um ippon. A luta seguinte foi da mesma categoria, agora no masculino – até 60 Kg. Kainan Pires enfrentou R. Bouda, e venceu aplicando um waza-ari e um ippon.

A representante do leve feminino – até 57Kg – foi Kamila Silva. A brasileira foi derrotada pela francesa S. Cysique, que ganhou com um ippon. Já no leve masculino – até 73Kg -, David Lima venceu Hugo Metifiot também com um ippon.

Ellen Santana, da categoria médio feminino – até 70Kg -, venceu Agathe Devitry com um ippon. No médio masculino – até 90Kg -, Tiago Pinho foi derrotado por Aurellen Diesse, sofrendo um ippon. Mais uma vez no médio feminino, a medalhista de bronze no individual, Beatriz Souza, venceu Romane Dicko com um waza-ari e um ippon.

Na categoria meio-pesado masculino, Arthur Barboza enfrentou Guerman Andreev. O brasileiro foi derrotado, sofrendo um waza-ari e um ippon. O desempate no Golden Score foi entre Arthur Barboza e Guerman Andreev. Mais uma vez, o francês venceu com um waza-ari.

Relembre a campanha do Brasil:

No primeiro dia do Mundial Júnior de Judô, o Brasil contou com cinco representantes: Laura Ferreira, Robson Penna,  Bruno Watanabe, Larissa Pimenta e Kainan Pires. Entre todos, apenas os dois primeiros chegaram a brigar pelo pódio, mas foram derrotados na disputa pelo bronze e o Brasil fechou a estreia sem medalhas.

Já no segundo dia de competição, seis brasileiros entraram na disputa: Daniel Cargnin, Maria Taba, Jéssica Lima, Kamilla Silva, Ketleyn Nascimento e Jeferson “Bomba” Santos Júnior. A primeira medalha do Brasil veio com o ouro de Daniel Cargnin – o único a disputar um lugar no pódio.

O terceiro dia do Mundial também não teve medalha para o Brasil, que contou com três judocas em busca de um lugar no pódio: Ellen Santana, Tiago Pinho e Daniel Andrade. Somente a única mulher brasileira a competir na sexta-feira (20) se classificou à semifinal da competição – Ellen Santana disputou a medalha de bronze, mas foi derrotada para a austríaca Michaela Polleres.

No quarto, e último, dia de competições individuais, Sarah Chaves, Beatriz Souza, William Souza Jr e Arthur Barboza foram os representantes brasileiros na busca por um lugar no pódio. Mas somente Beatriz Souza conquistou uma medalha, o bronze diante da polonesa Anita Formela.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Judô