Siga o OTD

Judô

“Sou o cara a bater ele”, afirma David Moura sobre Riner

Em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia, David Moura afirmou que acredita ser o cara que vai derrrotar Teddy Riner.

O francês Teddy Riner já é, sem dúvidas, uma lenda do judô. Sem perder uma luta há pouco mais de sete anos, Riner viu seu domínio absoluto ser ameaçado no Mundial, que aconteceu do final de agosto ao começo de setembro em Budapeste. Na grande final, o brasileiro David Moura, ficou muito perto da vitória e só foi derrotado no golden score. Em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia, na ADC Bradesco, David afirmou que acredita ser o cara a acabar com a invencibilidade do francês e disse que isso está muito perto de acontecer.

David Moura já é o número 1 do ranking (mesmo sem perder, Teddy Riner está em 2º pois ficou um período lesionado) acima dos 100kg. No entanto, sua principal missão ainda não foi atingida: vencer o francês, que parecia imbatível. No mundial, disputado em Budapeste no começo do mês, a vitória não veio por muito pouco. O brasileiro só perdeu no golden score, após alguns minutos de disputa, em um erro mínimo. Com isso, a confiança para derrotar o francês parece ser maior do que nunca.

+ CONFIRA O RANKING COMPLETO DA CATEGORIA + 100KG

 “Acredito que eu sou o cara a bater ele e vejo isso de uma forma positivíssima. Mais uma chance de fazer história.”

“Esse mundial foi sensacional a forma com que eu lutei. Fiquei muito satisfeito, porque eu vim me preparando para esse mundial e consegui lutar exatamente como eu queria. Seguro, sem errar, de forma que eu conseguisse alcançar o resultado que eu merecia. E acho que eu consegui. Eu não só cheguei na final, como fiz uma boa final com o Teddy Riner, fomos pro golden score. Quem assistiu a luta viu e hoje acredita cada vez mais que é possível ganhar dele e que se tem alguém que pode ganhar dele, eu sou um dos grandes nomes cotados. Acredito que eu sou o cara a bater ele e vejo isso de uma forma positivíssima. Mais uma chance de fazer história.”

David também afirmou que a ansiedade pode ter atrapalhado ele no momento-chave da luta. A chance de fazer história ao vencer o grande campeão criou uma ansiedade indesejada.

“Comecei a pensar que qualquer coisa que eu acertasse ali ia ganhar em cima do cara…Acho que quem tem a pressão é ele”

“Naquele momento ali eu fiquei um pouco ansioso no golden score. Eu estava bem fisicamente, mas eu comecei a pensar que qualquer coisa que eu acertasse ali eu ia ganhar em cima do cara. Naquele momento que ele estava na beira eu fui empurrar ele pra fora da área pra tentar uma punição e foi onde ele me pegou e conseguiu me projetar. Talvez se eu tivesse tido um pouquinho mais de paciência. Eu acho que eu tenho que me preparar mais mentalmente pra ter paciência, que é o que ele tem. Tenho que esperar o momento certo de pontuar. Acho que o cara que tem a pressão, que tem que se preocupar com alguma coisa é ele. Eu estou ali pro que der e vier. Mas acho que o principal e o melhor disso tudo é que eu tenho muito pra melhorar, muito pra evoluir. Mas, ele está no auge. Então, a tendência é que cada vez mais eu me aproxime até conseguir ganhar dele.”

O desempenho de David rendeu elogios não só no Brasil, mas também no país do próprio Teddy Riner.

“Muitos caras entendidos falaram que ele nunca fez uma luta tão dura como ele fez com você. Ele ficou preocupado. Parece que ele deu uma declaração lá pra imprensa da França que foi uma luta duríssima, que ele saiu muito cansado, mas que ele sabe que tem uma galera chegando. Acho que ele estava falando de mim.”

Confira o vídeo da luta entre David Moura e Teddy Riner na final do mundial:

PRÓXIMO DESAFIO DE DAVID MOURA

Os dois judocas podem se encontrar ainda em 2017, no Grand Slam de Tóquio.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Judô