Siga o OTD

Judô

Seleção de judô faz testes com o Laboratório do COB

laboratório olímpico
Foto: Paulo Pinto/CBJ

A seleção brasileira de judô passou por testes bioquímicos e fisiológicos com o laboratório do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O objetivo dos exames do Laboratório Olímpico é melhorar a performance dos atletas visando o Mundial da modalidade, que terá início no próximo dia 28. Os testes foram realizados durante os cinco dias de treinamentos em Pindamonhangaba.

“A nossa ideia, a partir destes testes, é dar informação para que a comissão técnica da seleção de judô possa ajustar a melhor forma de treinamento para os atletas, fazendo com que o exercício fique mais eficiente”, explicou Sidney Cavalcante, coordenador do departamento de Fisiologia do Exercício do Laboratório do COB.

Além de monitorar a variação da frequência cardíaca dos atletas, os estudos analisaram seus aspectos metabólicos, como o grau de hidratação. Os testes bioquímicos foram conduzidos pelo professor L.C. Cameron.

“O que foi feito foi uma abordagem rápida para tentar entender o que está acontecendo com os atletas em situação real de treinamento ou competição”, explica Cameron. “Fizemos análises em um dia e conseguimos entregar um feedback individualizado no dia seguinte nas mãos dos judocas. O laudo traz infromações que podem ser implementadas a partir do momento em que os atletas receberam essas informações.”

De acordo com o gestor de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o trabalho do Laboratório Olímpico deve apresentar resultados no Campeonato Mundial.

“É o somatório de pequenos detalhes que vão fazer grande diferença na alta performance. Não é à toa que temos nove atletas como cabeças de chave no Campeonato Mundial. Isso é mérito do esforço dos atletas e do trabalho da comissão técnica”, lembra. “Foi muito importante esse feedback dos testes para que os atletas saiam daqui sabendo o que acontece com eles e o que podem melhorar neste espaço até o Mundial.”

Campeonato Mundial de Judô

Depois do período de concentração em Pinda, a seleção voltará a se reunir em Sainte-Géneviève-des-Bois, na França, a partir do dia 21 de agosto para aclimatação rumo ao Mundial de Budapeste. As lutas na capital húngara começarão no dia 28 de agosto e se encerrarão no dia 03 de setembro, com a inédita disputa por equipes mistas.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Judô