Siga o OTD

Judô

Judô inicia terceira semana de treinos na Missão Europa

Seleção vem recuperando ritmo de treinos no tatame gradualmente com atividades de segunda a sábado, em Portugal

Judô - Missão Europa
Nathália Brígida é uma das judocas em Portugal (Alexandre Castello Branco/COB))

Concentrada em Portugal na Missão Europa, a seleção brasileira de judô iniciou nesta segunda-feira (3), a terceira semana seguida de treinamentos no dojô, em Coimbra (POR). As atividades, coordenadas pelos técnicos Mario Tsutsui e Yuko Fujii, acontecem de segunda a sábado, em dois períodos, focando na retomada gradual do ritmo de treino e condicionamento físico dos atletas.  

“A gente está com o objetivo de ir evoluindo pouco a pouco para conseguir chegar naquela performance boa. Foi engraçado que, no início do treino, quando a gente teve o primeiro contato no tatame, eu senti um pouco o tornozelo. Não foi entorse, nada assim. Foi só fadiga com o exercício de andar no tatame, de movimentação parada. Mas agora o corpo já está mais adaptado, a parte física melhorou e os golpes não estão saindo mais quadrados, já estão mais redondos”, explicou o meio-leve Daniel Cargnin.

+Atletas do tênis de mesa retomam treinos na Europa e no Brasil

O objetivo da comissão técnica é, portanto, que ao final da Missão Europa, os atletas estejam prontos para qualquer direção que for tomada: continuidade de treinos ou retorno às competições.

“Acho que esse período é uma construção da nossa caminhada até a Olimpíada, porque a gente está voltando agora, fazendo judô. No final, a gente já vai estar num ritmo bom, numa preparação mais forte para a volta das competições e dessa preparação toda até a Olimpíada”, projetou a ligeiro Nathália Brígida.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

De acordo com a IJF (Federação Internacional de Judô), no entanto, ainda não há uma data prevista para a volta do Circuito Mundial. Mas a entidade garantiu que dará, pelo menos, dois meses de antecedência para confirmar a realização da etapa de retomada do Circuito.  

Mayra Aguiar celebra 29 anos 

A segunda-feira foi de treino, mas também de comemoração para a aniversariante do dia, Mayra Aguiar. A judoca ganhou então um bolinho para celebrar seus 29 anos ao lado dos colegas de equipe de judô na Missão Europa. Nas redes sociais, ela agradeceu o carinho: “2.9 com meus irmãos de tatame. Amo vocês! Obrigada a todos pelas mensagens e pelo carinho.” 

Mayra é a maior medalhista brasileira em Campeonatos Mundiais – tem seis pódios no adulto e quatro no júnior – e já faturou dois bronzes olímpicos (Londres-2012 e Rio-2016). 

Mais em Judô