Siga o OTD

Tóquio 2020

Mayra Aguiar luta para mudar cor da medalha em Tóquio

A um ano de disputar a Olimpíada, Mayra Aguiar é uma das favoritas nas disputas do judô na capital japonesa

Mayra Aguiar
Mayra Aguiar é recordista brasileira em medalhas em Campeonatos Mundiais com seis conquistas (Divulgação)

Com 22 medalhas conquistadas pelo Brasil em Jogos Olímpicos, o judô é uma das modalidades que traz a maior esperança ao país a cada nova edição do evento. Em Tóquio, daque a exatos 365 dias, um dos grandes nomes do país na modalidade vai para a luta: Mayra Aguiar.

Bicampeã em mundiais, a gaúcha é personagem fixa entre as protagonistas do judô mundial há pelo menos uma década, estando sempre entre as melhores ranqueadas na categoria até 78kg. Atualmente, ocupa a quinta colocação no ranking mundial e está praticamente nos Jogos.

+ Missão Europa completa uma semana e balanço é positivo

Com dois bronzes olímpicos (Londres-2012 e Rio-2016), Mayra Aguiar chegará em Tóquio-2020, que ela vê como o penúltima Olimpíada da carreira, como uma das fortíssimas candidatas por medalha.

Mayra Aguiar
Mayra Aguiar é esperança de medalha brasileira em Tóquio (Sabau Gabriela/IJF)

Além de uma boa experiência na competição, a judoca vem de mais uma temporada recheada das conquistas. Pelo circuito, em 2019, conquistou sete medalhas, sendo três de ouro, três de prata e uma de bronze. Destaque para o bronze no mundial, realizado exatamente na mesma arena que receberá o judô no ano que vem. Com ele, Mayra Aguiar passou a ser a brasileira com o maior número de medalhas nessa competição: seis.

Outra conquista importante de 2019 foi a inédita medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos. O tabu quebrado na capital peruana, após três edições, faz com que o sonho olímpico seja o foco da atleta.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Eu sei o quanto eu quero. A medalha de ouro olímpica é um objetivo na minha carreira, eu tenho objetivos, mas não é uma pressão que me corrói, é uma coisa que me motiva e eu fico mais forte, mais leve”, avaliou a atleta.

Apesar do favoritismo, Mayra Aguiar sabe que o caminho não será nada fácil. Além da brasileira, a categoria apresenta outras protagonistas, entre elas destaque para a japonesa Shori Hamada (campeã da categoria no mundial do ano passado e líder do ranking mundial) e a francesa Madeleine Malonga (algoz da brasileira na semi de Tóquio no ano passado e atual segunda colocada no ranqueamento).

Mais em Tóquio 2020