Siga o OTD

Judô

Brasil conquista duas medalhas no último dia do Mundial Cadete

O Brasil encerrou a participação individual no Mundial Cadete de Judô, neste sábado (12), em Santiago, no Chile, com mais duas medalhas. Millena Silva foi prata na categoria até 70kg, enquanto que Luiza Cruz foi bronze na categorias acima de 70kg. Assista as lutas no vídeo acima!

Até então, o Brasil havia conquistado com ouro e um bronze com Aldi Oliveira e Amanda Arraes, além de uma prata com Gabriella Moraes. O país está em quarto lugar no quadro geral de medalhas, atrás de Japão, Rússia e Alemanha.

Trajetória no Mundial Cadete de Judô

Na categoria até 70kg, Millena Silva estreou com vitória sobre Anglelina Kurbatova, da Rússia. Tinha um wazzari a seu favor e conseguiu um ippon a 44 segundos do fim do combate. Na fase seguinte, derrotou a italiana Martina Esposito, medalha de bronze no último Campeonato Europeu, por ippon. Então, ela venceu a japonesa Rizu Matsumoto por wazzari no golde score e garantiu vaga na semifinal, em que venceu a holandesa Kim Hooi por wazzari. A final foi contra a alemã Marlene Galandi, que encaixou um ippon logo no início da luta e surpreendeu a brasileira.

Na categoria acima de 70kg, Luiza Cruz, campeã pan-americana cadete, entrou direto na segunda rodada e derrotou a mexicana Alicia Sanmiguel por ippon antes de perder para a campeã europeia Sophio Somkhishvili por um wazzari. Na repescagem, pegou a holandesa Marit Kamps, bronze no último Europeu. Kamps foi eliminada da luta por ter cometido três infrações. Na luta pelo bronze, a brasileira derrotou a alemã Hanna Rollwage por ippon.

Outros brasileiros

Eduarda Rosa, campeã pan-americana da categoria até 70kg, entrou de bye na primeira rodada e estreia com ippon sobre Gulvira Bissengaliyeva, do Cazaquistão, antes de perder para a francesa Morgane Fereol, prata no último Europu da categoria, por wazzari no golden score. Na repescagem, ela enfrentou a alemã Raffaela Igl e foi derrotada no golden score.

Laislaine Rocha, que também entrou na segunda rodada na categoria acima de 70kg, perdeu para a alemã Hanna Rollwage, medalha de bronze no Campeonato europeu, por ippon, ainda no primeiro minuto de luta.

Por fim, na categoria acima de 90kg,  Leonardo Sant’Ana, campeão da Copa europeia da Antalya em 2017, derrotou o chileno Bryan Hernandez e o marroquino Zouhair Esseryry, campeão africano, por ippon em menos de meio minuto. Nas semifinais, pegou o russo David Babayan, o campeão europeu, e foi derrotado por imobilização também logo no início da luta. Na luta pelo bronze, ele foi derrotado por ippon pelo turco Omer Aydin.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Judô