Siga o OTD

Judô

Comissão promoverá igualdade de gênero no continente americano

Colegiado vai basear as ações nos dez princípios da Declaração de Brighton e Helsinque 2014, sobre a participação das mulheres no esporte

igualdade de gênero judô seleção coreia unida
(Divulgação/IJF)

A Confederação Pan-Americana de Judô (PJC) estabeleceu nesta semana a Comissão de Igualdade e Equidade de Gênero. O colegiado, anunciado na terça-feira (16), vai trabalhar na entidade continental os dez princípios da Declaração de Brighton e Helsinque 2014, sobre a participação das mulheres no esporte.

A judoca panamenha Estela Riley, que disputou os Jogos Olímpicos de Sydney e atualmente é vice-presidente do PJC e presidente da federação nacional de seu país, vai ficar à frente da comissão, composta por cinco integrantes.

+ CBJ convoca 28 judocas para período de treinos em Portugal

“Estou muito feliz por poder assumir esse novo papel como presidente da Comissão de Igualdade e Equidade de Gênero. Isso nos dará a oportunidade de fortalecer os laços dentro da comunidade do judô e apoiar o judô para as mulheres em nossa região. Poderemos desenvolver projetos em conjunto com as regiões pan-americanas para que o judô feminino seja apoiado e comemorado. Gostaria de agradecer ao Presidente da PJC, Sr. Manuel Larrañaga, por sua confiança, e a toda a equipe da PJC, que nos apoiou, para promover nossa nova comissão”, disse Estela Riley.

Antes da última edição do Campeonato Mundial, realizada em Tóquio no ano passado, o presidente da Federação Internacional de Judô, Marius Vizer, assinou a Declaração de Brighton e Helsinque 2014 juntamente com Etsuko Ogasawara, representante asiático do Grupo Internacional de Trabalho sobre Mulheres e Esporte.

Princípio 1: Equidade e igualdade na sociedade e no esporte
Princípio 2: Instalações
Princípio 3: Esporte escolar e juvenil
Princípio 4: Desenvolvimento da participação
Princípio 5: Esporte de Alto Desempenho
Princípio 6: Liderança no Esporte
Princípio 7: Educação, Treinamento e Desenvolvimento
Princípio 8: informações e pesquisas esportivas
Princípio 9: Recursos
Princípio 10: Cooperação doméstica e internacional

Mais em Judô