Siga o OTD

Judô

Bicampeão olímpico é condenado por estupro de menores

Medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles 1984 e Seul 1988, o ex-judoca austríaco Peter Seisenbacher, de 60 anos, pode pegar uma pena de cinco anos de prisão

Peter Seisenbacher, bicampeão olímpico de judô, foi condenado por estupro de menores
Peter Seisenbacher também foi campeão mundial (divulgação/COI)

Bicampeão olímpico, o austríaco Peter Seisenbacher, de 60 anos, foi condenado por abuso sexual e estupro de menores neste sábado (11), em Viena, após um longo processo. A Suprema Corte rejeitou o pedido de anulação por invalidez apresentado pela defesa do ex-judoca, conforme explicou um porta-voz do Ministério Público à AFP.

Agora, o processo contra Peter Seisenbacher vai para o Tribunal de Apelação de Viena, que decidirá sobre a validade da pena de cinco anos de prisão em primeira instância, proferida em janeiro. O ex-judoca foi tido como culpado de três acusações, incluindo estupro de menores.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A primeira vítima, então com nove anos, testemunhou que foi forçada a ter relações sexuais com Peter Seisenbacher por três anos. A segunda tinha 13 no momento da denúncia, enquanto a terceira, de 16 anos, levou à Justiça uma acusação de tentativa de agressão sexual durante um acampamento. Os crimes teriam acontecido no começo dos anos 2000, mas as denúncias começaram a ser feitas em 2014.

Após não comparecer ao primeiro julgamento em 2016, Peter Seisenbacher teve um mandado de prisão internacional emitido. O austríaco pediu asilo na Ucrânia, mas teve a solicitação negada e tentou fugir com documentos falsos. Ele acabou extraditado de volta à Áustria em setembro do ano passado, onde acabou condenado.

Trajetória dentro e fora do tatame

Após estrear nos Jogos Olímpicos em Moscou 1980 sem conseguir medalhas, Peter Seisenbacher conquistou o bicampeonato em Los Angeles 1984 e Seul 1988 na categoria até 80 kg. Além dessas medalhas, foi campeão mundial da modalidade em 1985 e europeu no ano seguinte.

+ Veja mais notícias relacionadas ao judô

Depois de encerrar a carreira como atleta, Peter Seisenbacher passou a atuar como treinador. Ele comandou as equipes da Geórgia, Azerbaijão e de seu país natal, a Áustria.

Mais em Judô