Siga o OTD

Judô

Seleção feminina leva três ouros e dois bronzes na Eslováquia

Seleção feminina fez cinco pódios na Eslováquia. No masculino, em Oberwart, melhor resultado foi um quinto lugar

Ketelyn Quadros, da seleção brasileira de judô, ouro no Aberto de Bratislava
Ketelyn Quadros, campeã na até 63 quilos (EJU)

A seleção brasileira feminina de judô conquistou cinco medalhas, sendo três de ouro e duas de bronze, nas sete categorias que disputou no Aberto de Bratislava, Eslováquia, neste sábado (15). Já a masculina, em Oberwart, na Áustria, teve como melhor resultado um quinto lugar.

Os dois abertos europeus fazem parte da preparação para o Grand Slam de Dusseldorf, o segundo de quatro que irão ocorrer até o final da corrida olímpica.

Os ouros foram com Ketelyn Nascimento (57kg), Ketleyn Quadros (63kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg). Os bronzes vieram com Gabriela Chibana (48kg) e Maria Portela (70kg), que venceu Ellen Santana (70kg) na disputa da medalha. Eleudis Valentim (52kg) também perdeu a luta da medalha de bronze, saindo, como Ellen, na quinta colocação.

Maria Suelen Altheman, da seleção brasileira de judô, ouro no Aberto de Bratislava
Maria Suelen e seu ouro (EJU)

Nathália Brigida (48kg) chegou até a respescagem, fechando a participação em sétimo. Sarah Menezes (52kg) e Aléxia Castilhos (63kg) não passaram pela primeira luta, vália pelas oitavas de final, pois ambas entraram no Aberto de Bratislava como cabeças de chave. Mayra Aguiar (78kg) e Beatriz Souza (+78kg), que estavam escaladas para o campeonato, não lutaram.

+ SIGA O PERFIL OFICIAL DO OTD NO TWITTER

Masculino sem pódio em Oberwart

Da seleção brasileira masculina de judô, quem chegou mais perto do pódio no Aberto de Oberwart foi Eduardo Katsuhiro (73kg). Ele disputou a medalha de bronze, mas perdeu e sai em quinto lugar. Eric Takabatake (60kg) parou na repescagem e ficou em sétimo na classificação geral, apesar de ter vencido três lutas.

Felipe Kitadai (60kg), por outro lado, caiu logo na estreia, válida pela segunda rodada, bem como Daniel Cargnin (66kg). Charles Chibana lutou pela primeira vez na categoria até 73 quilos, uma acima da sua original, e venceu a primeira luta. Acabou caindo na segunda.

O time masculino ainda tem chance de conquistar uma medalha em Oberwart, já que Eduardo Yudy (81kg), campeão dos Jogos Pan-Americanos e medalhista de bronze no Grand Prix de Tel Aviv em janeiro, Rafael Macedo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Leonardo Gonçalves (100kg) entram no tatame neste domingo (16), último dia de competições na Áustria. Em Bratislava, a competição feminina já acabou.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô