Siga o OTD

Judô

Eduardo Yudy catapulta alemão e conquista o bronze em Tel Aviv

Eduardo Yudy “lança” alemão quinto do mundo e vai ao pódio no Grand Prix de Tel Aviv. Assista!

Eduardo Yudy, no judô dos Jogos Pan-Americanos
Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

O brasileiro Eduardo Yudy conquistou a medalha de bronze no Grand Prix de Tel Aviv nesta sexta (24). E foi em grande estilo. Na luta que valeu o pódio, ele literalmente catapultou o alemão Dominic Ressel nos primeiros segundos da disputa para conquistar o lugar no pódio.

Vale destacar que Ressel entrou na competição como o quinto no ranking mundial e segundo cabeça de chave no GP israelense. Eduardo Yudy (81kg) era o 27º no mundo antes de o torneio começar.

Com o resultado, Yudy soma 350 pontos do ranking nesta reta final da corrida por vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Foi a segunda medalha de bronze que a seleção brasileira conquistou no GP de Tel Aviv. A primeira foi com Daniel Cargnin (66kg) na quinta-feira (23).

Aléxia Castilhos (63kg) também disputou a medalha de bronze nesta sexta, mas perdeu para a checa Renata Zachova e fecha o Grand Prix de Tel Aviv em quinto lugar, somando 252 pontos na corrida olímpica. Ela entrou como a sétima na sua categoria.

Cinco vitórias em seis lutas

A caminhada de Eduardo Yudy no GP de Tel Aviv começou com uma vitória sem maiores dificuldades contra o cipriota Aristos Michael, pela primeira rodada. Encaixou um waza-ari e logo depois conseguiu o ippon. Ele repetiu a dose na segunda luta, contra o Adrian Gandia, de Porto Rico.

Nas oitavas, pegou o português de naturalidade georgiana Anri Egutidze, 15º do mundo e quinto cabeça de chave no GP de Tel Aviv. O brasileiro abriu o duelo marcando um waza-ari e, logo a seguir, o rival foi eliminado por um movimento ilegal.

A disputa pela semifinal foi contra o russo Aslan Lappinagov, 13º do mundo e quarto cabeça de chave em Tel Aviv. Eduardo Yudy acabou tomando o ippon em um contra-ataque, após a segunda tentativa de uma mesma entrada. Na primeira ele quase havia pontuado.

A derrota mandou o brasileiro para a repescagem, onde ele derrotou o sul-coreano Lee Sungho, se qualificando para disputar o lugar no pódio contra o alemão Dominic Ressel, que havia eliminado João Macedo nas oitavas.

Castilhos na trave

Aléxia Castilhos entrou na competição como cabeça de chave e passou como um raio pelas três primeiras lutas. Estreoua contra Sandrine Billiet, de Cabo Verde, depois pegou a israelense Inbal Shemesh e no terceiro duelo enfrentou a sul-coreana Han Hee Ju nas quartas. Venceu as três por ippon ainda nos primeiros segundos.

E foi cada vez mais rápida. A primeira luta levou 49 segundos, a segunda foi decidida em 45 e a terceira em 31 (assista abaixo). Mais do que isso, na segunda e na terceira, antes de encaixar os dois golpes perfeitos, Aléxia já havia marcado um waza-ari em cada luta. Assim, a brasileira aplicou cinco golpes em 125 segundos, ou 2min05s, somados os três duelos.

Na semifinal, porém, parou na canadense Cristine Pinard. Primeiro tomou um waza-ari e, nos últimos segundos, no desespero de empatar, acabou sofrendo o ippon e foi disputar o bronze contra Zachova.

Mais seis brasileiros

Outros seis brasileiros participaram do segundo dia do Grand Prix de Tel Aviv. Eduardo Katsuhiro (73kg) e João Macedo (81kg) venceram as duas primeiras, mas acabaram eliminados nas oitavas de final.

David Lima (73kg) e Maria Portela (70kg) venceram a primeira e perderam na segunda rodada. No caso de Portela, a luta valia pelas oitavas de final, pois que ela entrou como cabeça de chave na competição.

Já Ellen Santana (70kg) e Ketleyn Quadros (63kg) foram derrotadas logo de cara, na primeira luta, ambas válidas pela segunda rodada do GP de Tel Aviv.

Brasil no último dia

No terceiro e último dia do Grand Prix de Tel Aviv, no sábado (25), lutam Samanta Soares (78kg), Rafael Macedo (90kg), Giovani Ferreira (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Buzacarini (100kg). O OTD acompanha ao vivo os três dias de competição.

O Grand Prix de Tel Aviv é o primeiro da temporada e vale pontos importantes na corrida para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O ranking que servirá de base para a definição das vagas será fechado após o World Masters de Doha, no Catar, no final de maio. A definição da seleção brasileira deve sair entre 1º e 2 de junho.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô