Siga o OTD

Judô

Confira o calendário do judô para a temporada que está começando

Todas as atenções estão voltadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no final de julho, mas há destaques também por aqui e para as seleções de base

calendário de judô 2020
(FEJRJ)

A Confederação Brasileira de Judô divulgou a primeira versão do calendário de eventos 2020. O planejamento prevê competições e treinos nacionais e internacionais com eventos para todas as categorias.

Como não poderia deixar de ser, o maior destaque são os Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho, que marcam o retorno do judô ao berço da modalidade 56 anos após a estreia do esporte no programa olímpico, na mesma capital japonesa, em 1964.

+ CONFIRA A AGENDA DO ANO (1ª VERSÃO)

Destaques por aqui

O calendário interno do judô projeta 18 eventos e competições na atual temporada, divididos em 11 estados e no Distrito Federal.

A estreia será em fevereiro, no Meeting, em São Paulo. Destaque também para o Troféu Brasil e o Grand Prix, no Rio em setembro, e o Brasileiro Sênior marcado para Porto Velho, Rondônia, em novembro.

Os eventos nacionais passarão ainda por Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Piauí, Pará, Ceará, Mato Grosso e Santa Catarina.

Estão previstos também o Brasileiro de Veteranos e Kata, além da quarta edição do Encontro Nacional de Kôdanshas em junho, reunindo os grandes mestres do judô brasileiro em Santa Catarina.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Seleção principal de judô

A Seleção Principal terá um primeiro semestre intenso com treinamentos de campo no Brasil e na Europa, além de uma maratona de competições que distribuirão os últimos pontos na corrida pela classificação olímpica.

A primeira parada será no Grand Prix de Tel Aviv, em janeiro, e a última a contar pontos antes da definição do time que vai a Tóquio será o World Masters de Doha, no Catar, no final de maio. A definição da seleção sai logo após essa competição, entre os dias 1º e 2 de junho.

A equipe olímpica fará treinamentos de campo em São Paulo e no Rio de Janeiro antes de embarcar para a aclimatação em Hamamatsu, Japão, no dia 10 de julho.

Em Tóquio, o torneio de judô terá oito dias, entre 25 de julho a 1 de agosto, com uma categoria por dia. No último dia ocorre a disputa por equipes mistas, fato inédito em Jogos Olímpicos (confira calendário abaixo).

No ano inteiro serão 21 competições para a seleção principal, além de dez treinamentos de campo. Após os Jogos, destaque para o Grand Slam de Brasília, em outubro.

Seleção de base

Em ano olímpico, a agenda de eventos internacionais da base não costuma prever os mundiais Júnior e Juvenil. Em 2020, contudo, a Federação Internacional de Judô confirmou o Mundial Juvenil de 19 a 23 de agosto em Portugal. Existe ainda a expectativa pelo Mundial Júnior.

Em julho, ocorrem os campeonatos pan-Americanos Sub-18 e Sub-21, entre os dias 16 e 18, em Manágua, Nicarágua. Aguarda-se também confirmações de outras etapas do circuito mundial Júnior e Juvenil.

Além disso, o calendário prevê a participação de atletas das categorias de base em algumas etapas do circuito mundial adulto.

Agenda do Judô em Tóquio 2020

24/7 – Sorteio das Chaves
25/7 – Ligeiro (48kg/60kg)
26/7 – Meio-Leve (52kg/66kg)
27/7 – Leve (57kg/73kg)
28/7 – Meio-Médio (63kg/81kg)
29/7 – Médio (70kg/90kg)
30/7 – Meio-Pesado (78kg/100kg)
31/7 – Pesado (+78kg/+100kg)
1/8 – Equipes Mistas

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô