Siga o OTD

Judô

Seleção começa ano treinando na Europa de olho em Tel Aviv

Judocas realizarão atividades na Áustria e Itália antes da primeira competição do ano, em Israel

Felipe Kitadai da seleção brasileira de judô
Felipe Kitadai (Rafal Burza/CBJ/arquivo)

Após a pausa para as férias e celebrações de fim de ano, a temporada de 2020 começa para a seleção brasileira de judô com o mês de janeiro recheado de treinamentos internacionais e a primeira competição do ano.

Os convocados se apresentam na segunda-feira (6) para embarcar rumo à Áustria, onde a seleção brasileira participa do Treinamento de Campo Internacional de Mittersill, entre sete e 14 de janeiro.

Além de representantes do time principal do judô nacional, a delegação também contará com judocas das categorias de base.

Áustria, Roma e Tel Aviv

O treinamento na cidade austríaca acontece anualmente em janeiro e conta com a presença dos principais atletas da Europa, o que traz ainda mais relevância para o período de atividades no país.

É considerado um dos treinamentos de campo mais fortes do calendário internacional da União Europeia de Judô e exige bastante dos atletas. A seleção brasileira tem um fator a mais para enfrentar, já que sai do nosso verão para o inverno europeu.

Após o período na Áustria, parte da seleção brasileira vai para Roma para mais cinco dias de treinamento, entre 15 e 20 de janeiro.

Após os dois períodos, a primeira competição oficial do circuito internacional de judô. O Grand Prix de Tel Aviv, em Israel, será realizado entre 23 e 25, ainda em janeiro, distribuindo até 700 pontos no ranking mundial, base para definir as vagas para os Tóquio 2020.

+ Seleção paralímpica se concentra para torneio no Canadá

“Quero fazer um ano produtivo e classificar para Olimpíada com uma posição favorável”, diz Maria Portela (70kg). “Recomecei os treinos no dia 26 para me preparar melhor para o início da temporada. Os primeiros treinamentos internacionais já são bem fortes”, acrescentou.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Estou focada no pódio Olímpico e cada degrau será importante para a construção do meu objetivo. Com certeza abrir o ano no pódio de um Grand Prix será muito bem-vindo. A preparação está sendo feita para começar 2020 com tudo”, concluiu.

Seleção brasileira de judô – convocados

FEMININO
Nathália Brígida (48kg)
Gabriela Chibana (48kg)
Eleudis Valentim (52kg)
Sarah Menezes (52kg)
Ketelyn Nascimento (57kg)
Aléxia Castilhos (63kg)
Ketleyn Quadros (63kg)
Maria Portela (70kg)
Ellen Santana (70kg)
Samanta Soares (78kg)

MASCULINO
Eric Takabatake (60kg)
Felipe Kitadai (60kg)
Daniel Cargnin (66kg)
Willian Lima (66kg)
David Lima (73kg)
Eduardo Katsuhiro (73kg)
Eduardo Yudy (81kg)
João Pedro Macedo (81kg)
Rafael Macedo (90kg)
Giovani Ferreira (90kg)
Leonardo Gonçalves (100kg)
Rafael Buzacarini (100kg)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô