Siga o OTD

Judô

Brasileiros caem bem cedo no primeiro dia do World Masters

Dos seis representantes da seleção somente dois deles conseguiram vencer pelo menos uma luta. Os outros quatro caíram na estreia

Eric Takabatake, no World Masters de judô
(foto: Emanuele di Feliciantonio/IJF)

Seis brasileiros lutaram no primeiro dia do World Masters de judô em Qingdao, na China, na madrugada de quarta (11) para quinta (12). Quatro deles foram eliminados logo na primeira luta e dois não passaram da segunda. Outros quatro vão ao tatame no segundo dia, que começa às 23h (Brasília) desta quinta.

O World Masters de judô reúne os 36 melhores atletas de cada categoria e encerra o Circuito da Federação Internacional de Judô em 2019. O campeonato distribui para o campeão 1,8 mil pontos, abaixo apenas do Campeonato Mundial, que dá 2 mil para os vencedores.

Felipe Kitadai e Phelipe Pelim, ambos até 60kg, perderam na segunda luta. Kitadai começou vencendo Adonis Diaz, dos Estados Unidos, com uma imobilização na segunda metade do combate (assista abaixo). Depois perdeu para o uzbeque Sharafuddin Lutfillaev por ippon após já estar em desvantagem no waza-ari.

Já Pelim passou no hansokumake pelo chinês Liu Wenzhi e parou no cazaque Gusman Kyrgyzbayev após sofrer o golpe perfeito ainda na primeira metade da luta.

Quedas na estreia do World Masters

Na mesma categoria, Eric Takabatake ficou na estreia ao perder no golden score para o mongol Unubold Lkhagvajamts por ippon. Ele cometeu um erro em uma entrada, tomou o contra-ataque e ficou com as costas no chão (assista abaixo).

Na categoria logo acima, os 66kg, Daniel Cargnin estreou na segunda rodada e perdeu para o chinês Xue Ziyang. Foi projetado de waza-ari ainda nos primeiros segundos da luta e tomou o segundo e fatal logo a seguir.

No feminino, Gabriela Chibana (48kg) e Larissa Pimenta (52kg) perderam logo de cara. Chibana até saiu na frente da alemã Katharina Menz, mas levou a virada com um ippon. Larissa perdeu nas punições para a francesa Astride Gneto.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

No segundo dia do World Masters de judô lutam Alexia Castilhos e Ketleyn Quadros, ambas da categoria até 63kg, Maria Portela (70kg) e Eduardo Yudy (81kg).

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô