Siga o OTD

Judô

Primeiro dia com um campeão e dois bronzes no mundial júnior

Willian Lima ficou com o título na categoria meio leve, mesma em que Michael Marcelino e Larissa Pimenta (52kg) ficaram com bronze

William Lima, campeão do Mundial Júnior de Judô
William Lima (foto: Emanuele di Feliciantoni/IJF)

Uma semana após conquistar uma medalha de bronze no Grand Slam de Brasília, o brasileiro Willian Lima subiu ao pódio novamente e desta vez para sagrar-se campeão Mundial Júnior de judô nesta quarta-feira (16). Implacável, ele venceu as cinco lutas de fez, sendo que na final derrotou o japonês Takeshi Takeoka

Além de William Lima (66kg), Michael Marcelino (66kg) e Larissa Pimenta (52kg) foram ao pódio na mesma categoria. Os dois conquistaram a medalha de bronze. Maria Taba (52kg) também chegou até a luta do bronze, mas acabou derrotada justamente por Larissa Pimenta e sai em quinto lugar. Renan Torres (60kg), Laura Ferreira (48kg) e Natasha Ferreira (48kg) caíram na segunda rodada.

No caminho da medalha, William Lima, Michael Marcelino e Larissa Pimenta ganharam todas as lutas da etapa classificatória e venceram suas respectivas chaves. Lima e Marcelino se encontraram nas semifinais e Larissa perdeu a luta que valia a decisão para a mongol Sosorbaram Lkhagvasuren, que acabou ficando com o título. Marcelino derrotou na disputa pelo tgerceiro lugar o uzbeque Dilahodbek Yuldoshev.

William Lima, campeão do Mundial Júnior de Judô
Lima projeta Takeoka na final (foto: Gabriela Sabau/IJF)

É o terceiro ano consecutivo que o Brasil tem no masculino finalista nessa categoria no Mundial Júnior de judô. Em 2017, Daniel Cargnin foi campeão e, em 2018, Michael Marcelino ficou com a prata.

Ligeiros param no começo

O Brasil também teve representantes nos pesos ligeiros masculino e feminino nesta quarta, mas os judocas não avançaram em suas chaves. Renan Torres (60kg) parou no mongol Sukhbat Byambasuren, enquanto Laura Ferreira (48kg) e Natasha Ferreira (48kg) não passaram por Jong Hung Kim (PRK) e Galiya Tynbayeva (KAZ), respectivamente.

Medalhistas do Brasil no primeiro dia do Mundial Júnior de judô
Marcelino, Pimenta e Lima (foto: CBJ)

O Mundial Júnior de judô continua nesta quinta-feira (17), com mais quatro brasileiros no tatame: Vitória Andrade (57kg), Ryanne Lima (63kg), Jeferson Santos Jr (73kg) e Julio Koda Filho (73kg). As lutas classificatórias começam às 5h30 e as disputas por medalhas serão a partir das 12h, no horário de Brasília.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô