Siga o OTD

Judô

Mundial Júnior vai de quinta a domingo no Marrocos

Seleção brasileira, que ainda não foi divulgada para este ano, conquistou no ano passado quatro medalhas, sendo duas de prata e duas de bronze

Renan Torres, do judô
Renan Torres lutou no ano passado (arquivo)

O Mundial Júnior de judô deste ano começa nesta quarta-feira (16) e vai até domingo (20) e será disputado em Marraquexe, no Marrocos. A seleção brasileira, que ainda não foi divulgada para este ano, conquistou no ano passado quatro medalhas: pratas de Micheal Marcelino e Beatriz Souza e bronze com Amanda Arraes, Renan Torres.

O último brasileiro campeão mundial júnior foi Daniel Cargnin, em 2017. Beatriz Souza foi bronze naquele ano, na Croácia. Foram as únicas duas medalhas do Brasil. Ellen Santana chegou até a luta pelo pódio nas duas edições, mas acabou fora em ambos, ficando na quinta colocação.

Nos torneios por equipes mistas, o Brasil ficou com a medalha de prata em 2017 e no ano seguinte, nas Bahamas, parou na repescagem.

Agora em Marraquexe, o sorteio das chaves será realizado na terça (15). No dia seguinte já entram no tatame os atletas das categorias ligeiro e meio leve, no feminino (48kg e 52kg) e masculino (60kg e 66kg).

No segundo dia de competições, na quinta (17), lutam as leves feminina (57kg) e masculina (73kg) e a meio médio feminina (63kg). A seguir, vêm a meio médio masculina (81kg) e as médios dos dois naipes (70kg e 90kg).

No sábado (18) são os meio-pesados (78kg e 100kg) e pesados (+78kg e +100kg) e, no domingo, lutam as equipes mistas.

O horário das lutas classificatórias, tanto nas chaves individuais quanto na por equipes mistas, varia de acordo com o dia, mas as disputas por medalhas começam sempre às 10h (Brasília).

Mundial Cadete

No final de setembro, Brasil conquistou com quatro medalhas as disputas individuais do Mundial Sub-18 de judô, a chamada categoria cadete, uma abaixo do Júnior.

Anna Belém dos Santos (+70kg) foi ouro, Sarah Souza (57kg) conquistou a prata e Matheus Pereira (66kg) e Laura Soken (44kg) foram bronze.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô