Siga o OTD

Judô

Brasil fecha o Grand Slam de Brasília com um ouro e três pratas

Equipe brasileira fecha o último dia de competição com um ouro e três pratas. Com os resultados do dia, o país fecha o torneio na liderança do quadro de medalhas

Reprodução/Instagram/arquivo

No último dia do Grand Slam de Brasília de Judô, o Brasil voltou a subir ao pódio. Nas disputa das categorias mais pesadas, mesmo sem poder contar com Mayra Aguiar, a equipe brasileira conquistou um ouro e três pratas. O destaque ficou com a decisão da atletas acima de 78kg feminina, com Beatriz Souza vencendo Maria Suelen Altherman.

Na decisão da categoria acime de 78kg, a mais pesada feminina, o Brasil garantiu as duas finalistas. Maria Suelen Altheman e Beatriz Souza fizeram um duelo muito igual. Por lutarem no mesmo clube, as atletas se conhecem bastante e isso apareceu na confronto. Os primeiros minutos foram mais de estudos, o que fez com que as judocas fossem punidas por falta de combatividade em duas oportunidades.

Após as punições, Beatriz Souza foi mais efetiva em suas tentativas  de golpes e conquistou a vitória. Em um movimento de perna rápido, a atleta conseguiu a projeção da adversária, já caiu na imobilização, transformando o waza-ari em ippon, e ficou no primeiro lugar da competição.

“Muito bom a conquista, primeira medalha de ouro em Grand Slam, melhor ainda ser em casa. Adversária mega forte, que a gente se conhece do dia a dia. Muito bom ganhar”, disse a Beatriz Souza em entrevista ao Sportv.

+ Brasil conquista dois ouros no primeiro dia do Grand Slam
+ Ketleyn Quadros bate Aléxia Castilhos e vence GS de Brasília

Na decisão da categoria mais pesada do judô mundial, Teddy Rinner mostrou porque é o maior nome da modalidade do planeta. Em poucos segundos, o francês encaixou a pegada em David Moura e em um golpe de perna fechou o duelo com um ippon, conquistando a medalha de ouro em Brasília.

Na disputa da medalha de bronze da categoria acima de 100kg, Rafael Silva teve pela frente Inal Tasoev, da Rússia. Nos primeiros movimentos, o confronto foi marcado pela disputa da pegada no kimono e os dois judocas foram punidos por falta de combatividade. Na reta final, o brasileiro voltou a ser punido pela arbitragem, mas o placar seguiu zerado até o fim do tempo normal, levando a decisão da medalha de bronze foi para o golden score.

Nele, carregado por ter duas punições, Rafael Silva partiu mais para o ataque e em um contra-golpe Inal Tassoev venceu. O russo soube aproveitar a oportunidade que teve, levou a luta para o solo e em um estrangulamento fez com que o brasileiro batesse, ficando assim com a medalha de bronze.

Na abertura das finais, Rafael Buzacarini teve pela frente Kentaro Iida, do Japão. No confronto, o japonês conseguiu ter o controle das ações durante a maior parte do tempo e com um Ippon superou o brasileiro e ficou com a medalha de ouro no Grand Slam de Brasília.

Brasil fecha quadro geral de medalhas em primeiro

Com as conquistas deste último dia do Grand Slam de Brasília, o Brasil terminou a competição na liderança do quadro de medalhas. Os atletas do país conquistaram quatro medalhas de ouro, nove pratas e quatro bronzes.

Mais em Judô