Siga o OTD

Judô

“Chegou o momento deles”, diz Rafaela Silva sobre estreantes

Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ

A campeã olímpica Rafaela Silva embarcou com a seleção feminina de judô nesta quinta-feira (29) para Castelldefels, na Espanha. A equipe participará de um treinamento de campo internacional como parte da preparação para o Campeonato Mundial. Em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia, a medalhista de ouro falou sobre a chegada de atletas mais jovens à seleção, que contará com quatro estreantes no torneio.

“Renovação sempre tem. Quando eu fiz a minha primeira seletiva para a seleção eu tinha 16 anos, em 2008, e comecei a competir já em 2009. Em 2009 mesmo eu consegui a vaga para disputar o meu primeiro Campeonato Mundial, fiquei em 5º e cheguei bem próxima de uma medalha. Acho que a parte da renovação é importante para dar motivação. Se você tem os mesmos atletas, os mais novos vão achar que nunca podem chegar. Chegou o momento deles e espero que aproveitem da melhor maneira possível”, afirmou a judoca. Rafaela, uma das mais experientes do grupo, falou sobre como a equipe acolhe os atletas mais jovens.

“O que a gente pode fazer é trata-las da melhor maneira possível para elas se sentirem dentro da equipe. Foi o que fizeram quando eu cheguei à seleção, me acolheram da melhor maneira. Leandro Guilheiro e Thiago Camilo me ajudavam durante o treino. É o que a gente pode fazer para elas terem um bom resultado, bom desempenho nas competições”, explicou.

Preparação para o Mundial

Em entrevista ao OTD, Ney Wilson, gestor de alto rendimento da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), falou sobre a importância dos treinamentos internacionais nos preparativos para o Mundial. Rafaela garantiu que a seleção vai aproveitar a oportunidade na Espanha para ajustar os detalhes para a disputa.

“A gente tem que aproveitar da melhor maneira possível, selecionar bastante o treino, segurar bem no kimono dos atletas que a gente tem mais dificuldade nas competições para não ter nenhuma surpresa. Temos que ver o que está precisando ajustar, o que pode melhorar para ter um bom desempenho no Campeonato Mundial”, comentou. O último treinamento de campo da equipe terminou no dia 22 de junho, em Tóquio, no Japão. A equipe aproveitou para conhecer a cidade de Hamamatsu, sede do judô brasileiro durante os Jogos Olímpicos de 2020.

“Foi bem legal ver a instalação, o clima do pessoal. Tem bastante brasileiro lá na cidade e todo mundo acolheu a gente como se eles fossem brasileiros também. Eles falavam que moram lá no Japão, mas nas Olimpíadas a torcida vai ser para o Brasil”, comentou.

Campeonato Mundial de Judô

O Campeonato Mundial de Judô será disputado em Budapeste, na Hungria, entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro. As seleções masculina e feminina foram convocadas para o torneio em anúncio na manhã desta quinta-feira (29). Os nomes foram escolhidos com base no ranking da modalidade. A seleção feminina treina em Castelldefels, na Espanha, entre os dias 1º e 8 de julho. O time masculino, por sua vez, viaja para Houlgate, na França, onde treina entre os dias 17 e 27 do mesmo mês. As duas equipes participam de treinamento de campo em Pindamonhangaba (SP) entre os dias 6 e 12 de agosto. Por fim, o grupo participa de uma aclimatação para o Campeonato Mundial em Paris do dia 19 ao dia 26 de agosto.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Judô