Siga o OTD

Judô

Cinco clubes fazem campeões no 1º dia do Troféu Brasil de Judô

Com títulos no primeiro dia de competições em Brasília, clube largam em vantagem na corrida por títulos gerais

Fernando Alves / CBJ

A sexta-feira (20), primeiro dia de combates do Campeonato Brasileiro Interclubes – Troféu Brasil de Judô, levou ao tatame do Ginásio do Cruzeiro, em Brasília, judocas de oito categorias – Ligeiro ao Meio-Médio, feminino e masculino. No final, cinco clubes conseguiram fazer campeões e abriram vantagem na disputa pelos títulos gerais masculino e feminino.

RESULTADOS TROFÉU BRASIL – DIA 1 

Destaque para o Clube Paineiras do Morumby, que lidera parcialmente o quadro geral entre os homens graças aos títulos do ligeiro Allan Kwabara (60kg) e do leve Eduardo Katsuhiro (73kg), e para o Esporte Clube Pinheiros, primeiro colocado no feminino com os ouros de Gabriela Chibana (48kg) e Larissa Pimenta (52kg). O Pinheiros ainda teve um  ouro no meio-leve masculino, com Kainan Pires, que venceu Michael Marcelino na final.

“É competição muito forte, com atletas que já estão rodando internacionalmente. Eu fiquei um tempo apagado e é um peso que eu estou tirando das minhas costas poder voltar ao lugar mais alto do pódio”, disse Kainan, que fez parte das seleções de base do Brasil nos últimos anos.

+JÁ CONHECE O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO YOUTUBE?

“Estou muito feliz por conquistar meu terceiro título de Troféu Brasil. Estou aqui pelo Esporte Clube Pinheiros, clube que sempre me acolheu e dedico essa medalha a eles”, comemorou Pimenta após garantir o ouro em vitória sobre Yasmim Lima, do Instituto Reação.

O clube carioca também teve uma campeã neste sábado. A peso Leve Tamires Crude (57kg) derrotou Ketleyn Nascimento, do Pinheiros, na final da categoria e garantiu a primeira dourada do Reação.

Da mesma forma, a Sogipa, do Rio Grande do Sul, terminou o dia com um ouro de Aléxia Castilhos no meio-médio feminino (63kg) após grande final contra Mariana Silva, do Minas.

“Muitos atletas optaram por se poupar por conta da proximidade entre o Mundial e o Grand Slam de Brasília, mas eu fiz questão de lutar o Troféu Brasil. Nos últimos dois anos bati na trave, fiquei em segundo, e queria muito esse título”, apontou Aléxia.

Por fim, o Minas Tênis Clube também subiu ao lugar mais alto do pódio com o título do novato Guilherme Schimidt, que foi revelado pela Academia Marques Guiness, do Distrito Federal, e transferiu-se recentemente para Belo Horizonte.

“Estou muito feliz de poder lutar em casa com essa torcida formada por meus parceiros de treino. Só tenho a agradecer meu clube pela confiança. Meu foco é o Mundial Júnior, estou treinando duro para conseguir um resultado lá. Essa conquista é mais um passo na minha carreira”, afirmou Schimidt.

As disputas do Troféu Brasil continuam neste sábado, 21, com as categorias 70kg, 78kg, +78kg, 90kg, 100kg e +100kg. No domingo e na segunda-feira, os clubes voltam ao tatame, dessa vez, para brigar pelo título nacional por equipes mistas no Grand Prix Nacional de Judô.

Mais em Judô