Siga o OTD

Judô

Rafaela é prata em Tbilisi; Brigida e Pimenta são bronze

Rafaela Silva, Nathália Brigida e Larissa Pimenta foram ao pódio no primeiro dia do Grand Prix de Tbilisi. Neste sábado e domingo o Brasil volta ao tatame com transmissão ao vivo disponibilizada a partir das 10h do bloco final das lutas

Divulgação/CBJ

A brasileira Rafaela Silva conquistou a medalha de prata no Grand Prix de Tbilisi, Geórgia, nesta sexta (29). Além dela, Nathália Brigida e Larissa Pimenta também foram ao pódio e colocaram a medalha de bronze no peito. A competição continua neste sábado (30) e domingo (31), com transmissão ao vivo do bloco final a partir das 10h.

Rafaela Silva venceu as três lutas que fez na fase classificatória, duas por ippon e uma por waza-ari, e perdeu o ouro no hansoku-make para Nora Gjakova, do Kosovo. A luta foi parelha até o golden score, quando Gjakova passou a ser mais ativa e forçou a segunda punição da brasileira. Ambas entraram no tempo extra com uma.

A desclassificação de Rafaela Silva veio em um ataque da brasileira, em que ela fez uma pegada irregular.

Foi a terceira prata da campeã olímpica esse ano, em cinco torneios disputados, que vale mais 490 pontos no ranking mundial. Ela entrou no Grand Prix de Tbilisi como a sétima do mundo nos 57kg. As outras duas foram no aberto europeu de Oberwart e no Grand Slam de Dusseldorf.

“É a terceira vez que eu venho na Geórgia e nas três eu fiz final. Estou muito feliz com o meu desempenho nas competições que eu venho fazendo nesses três meses”, falou Rafaela logo após o torneio.

Nathália Brigida e Larissa Pimenta

Larissa Pimenta (52kg) e Nathália Brigida (52kg) tiveram campanhas semelhantes. Foram vencendo até as quartas-de-final, onde caíram e seguiram para a repescagem. Lá se recuperaram e se credenciaram para a disputa do bronze. Pimenta venceu a mongol Khorloodo Bishrelt enquanto Brigida bateu a húngara Eva Csernoviczki na disputa da medalha.

“Estou fechando esse trimestre com mais uma medalha, com 50% de aproveitamento, mas tenho muito a e4voluir na minha caminhada olímpica”, avaliou Nathália. Larissa também falou após subir ao pódio: “esse ano está sendo bem diferente para mim, de adaptação, evolução. A cada competição estou me sentindo melhor, estou evoluindo bastante. Não ia sair daqui sem a medalha”.

> Confira como foram as chaves

Os resultados no Grand Prix de Tbilisi reafirmam o bom início de temporada de ambas. Larissa Pimenta, que até o ano passado estava mais com o time júnior, conquistou seu primeiro bronze com o time adulto em Oberwart. Em março venceu dois torneios sul-americanos, em Santiago e Lima.

Já Nathália Brígida, que até o ano passado se recuperava de uma lesão que a afastou dois anos das competições, soma em 2019 três bronzes em seis torneios. Os outros foram no Grand Prix de Tel Aviv e no Grand Slam de Dusseldorf.

Com o resultado, ambas somam 350 pontos no ranking mundial. Nathália Brígida chegou na Geórgia como a 34ª do mundo e Larissa Pimenta como a 50ª. O ranking mundial é critério para classificação aos Jogos de Tóquio 2020

Mais Brasil no Grand Slam de Tbilisi

Nesta sexta 29, primeiro dia do Grand Prix de Tbilisi, lutaram ainda Phelipe Pelim (60kg), Felipe Kitadai (60kg), Charles Chibana (66kg) e Yasmim Lima (52kg). Kitaday foi mais longe deles, até a repescagem. Pelim e Chibana perderam na primeira luta, e Yasmim na segunda.

Entre sábado (30) e domingo (31) lutam também Marcelo Contini (73kg), Eduardo Barbosa (73kg) e Maria Portela (70kg), Rafael Macedo (90kg), que defende o título do ano passado, Rafael Buzacarini (100kg) e Beatriz Souza (+78kg), atual vice-campeã mundial júnior.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô