Siga o OTD

Judô

Rafa é prata e Nathália Brigida leva bronze em Dusseldorf

O resultado já coloca a campanha do Brasil na Alemanha acima do mau desempenho no Grand Slam de Paris, duas semanas atrás. Lá, a seleção só conseguiu um quinto lugar com Rafaela

Foto: Gabriela Sabau/IJF

A brasileira Rafaela Silva voltou a colocar uma medalha no peito. Ela conquistou a prata nos 57kg do Grand Slam de Dusseldorf, Alemanha, no primeiro dos três dias de competições. Além dela, Nathália Brigida também subiu ao pódio, bronze nos 48kg.

O resultado já coloca a campanha do Brasil na Alemanha acima do mau desempenho no Grand Slam de Paris, duas semanas atrás. Lá, a seleção só conseguiu um quinto lugar com Rafaela.

A brasileira perdeu a final por waza-ari para a Tsukuda Yoshida, japonesa atual campeã mundial e número um do mundo.

A campanha de Rafaela Silva teve na semifinal a reedição da final olímpica contra a mongol Sumiya Dorjsuren. Ela venceu por waza-ari a menos de dez segundos do fim. Antes, nas quartas, derrotou a alemã Sappho Coban após sair perdendo.

Foi a segunda medalha de prata seguida da brasileira, pois ela havia ganho uma no aberto europeu de Oberwart semana passada. Em um Grand Slam não disputava uma final desde Abu Dhabi em novembro de 2017. Com o pódio de agora, Rafaela Silva soma mais 700 pontos no ranking mundial.

“Nesse início de temporada voltei à minha rotina de treinos específicos e dei bastante atenção à parte física. O caminho é treinar duro sempre. Começar bem o ano dá confiança para manter o trabalho. É um degrau de cada vez”, disse a brasileira.

Nathália Brigida e seu bronze

Foi o segundo bronze de Nathália Brigida em quatro torneios em 2019. Ela ficou afastada por quase dois anos por conta de uma lesão, voltando só no semestre passado. Com isso deve dar mais um salto no ranking, pois soma 500 pontos.

Além de Dusseldorf, subiu ao pódio no Grand Prix de Tel Aviv, o primeiro do ano, e chegou na decisão da medalha no aberto europeu de Oberwart, na Áustria, onde acabou em quinto. Nathália Brigida lutou também no Grand Slam de Paris, mas lá caiu no segundo confronto.

Nathália Brigida encaixa o jujigatame que valeu o bronze (foto: Gabriela Sabau/IJF)

Ela venceu a alemã Katharina Metz na disputa da medalha com uma chave de braço, ou jujigatame. A luta foi bem parelha, portanto resolvida somente no Golden Score. A brasileira, porém, se mostrou perigosa no ne-waza o tempo todo. Por mais de uma vez prendeu a rival no solo, tentando não somente o jujigatame, mas também o oasaekomi.

No tempo extra, após uma entrada bem executada, mas defendida por Metz, foi para cima e prendeu o braço da alemã. A rival ainda brigou para não deixar a chave encaixar, mas Natlália Brigida ganhou na marra e forçou a batida da adversária.

A campanha de Natlália Brigida teve ainda vitória sobre a israelense Shira Rishony, campeã em Tel Aviv, nas quartas. A derrota foi apenas para Funa Tonaki, que fez as duas últimas finais mundiais, ganhando em 2017. A japonesa venceu também o Grand Slam de Osaka, em novembro, último torneio que havia participado.

“Estou muito satisfeita com meu desempenho aqui na Alemanha. Em uma competição de um nível alto como essa sair com uma medalha, sem dúvida, mostra que estou evoluindo. E me dá ainda mais confiança e motivação.”

Mais brasileiros

Além de Rafaela Silva e Natlália Brigida, no primeiro dia de disputas do Grand Slam de Dusseldorf lutaram Eric Takabatake e Phelipe Pelim (60kg); e Charles Chibana e Daniel Cargnin (66kg) no masculino. No feminino, Gabriela Chibana (48kg); Eleudis Valentim e Larissa Pimenta (52kg) e Tamires Crude (57kg).

Pimenta e Eleudis venceram duas, entretanto pararam nas oitavas-de-final. Eleudis caiu para a campeã olímpica Majlinda Kelmendi, do Kosovo, que acabou campeã do torneio. Pelim venceu uma, mas parou no japonês Ryuju Nagayama, medalhista de bronze no mundial do ano passado. Takabatake, Crude, os dois Chibanas e Cargnin perderam na estreia e consequentemente foram eliminados de maneira precoce.

Mais Grand Slam de Dusseldorf

O Grand Slam de Dusseldorf continua neste sábado com Eduardo Barbosa e Marcelo Contini (73kg); Eduardo Yudy (81kg); Aléxia Castilhos e Ketleyn Quadros (63kg); e Ellen Santana e Maria Portela (70kg).

O Planeta Ippon disponibiliza transmissão ao vivo do torneio, a partir das 6h com as classificatórias. Por fim, o bloco final do segundo dia do Grand Slam de Dusseldorf começa às 13h. Sempre horário de Brasília.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô