Siga o OTD

Judô

Paulistas, no feminino, e gaúchos, no masculino, conquistam Brasileiro de judô

O último dia do Campeonato Brasileiro Sênior, realizado no Centro de Treinamento da CBJ, em Lauro de Freitas, foi dedicado às categorias meio-pesado e pesado e teve o brilho de atletas jovens e de outros já mais experientes. Entre as mulheres, as jovens paulistas Samanta Soares (foto – 78kg) e Ellen Furtado (+78kg) ganharam ouro e São Paulo faturou o título. No sábado, a FPJudo já havia chegado ao topo do pódio com Eleudis Valentim (52kg), Jéssica Santos (63kg) e Amanda Oliveira (70kg). Já entre os homens, o título foi para o Rio Grande do Sul que conquistou ainda mais um ouro neste domingo com Renan Nunes (100kg), de 30 anos e com diversos torneios internacionais no currículo. Antes, Diego Santos (66kg) e Rafael Macedo (81kg) já haviam sido campeões. O outro ouro do segundo dia da competição foi para Minas Gerais, com Juscelino Nascimento Júnior (+100kg).

“Essa conquista veio em boa hora porque eu perdi o Paulista Sub 21 mas acabei ganhando o Sênior. Cheguei e peguei na final uma adversária forte, para quem eu vinha perdendo com frequência no último ano. Comecei a final perdendo mas consegui virar e estou muito feliz de ter conseguido essa vaga na Seletiva para Tóquio. Mas antes tenho outro objetivo que é a Seletiva da Base”, disse a jovem Ellen, de apenas 19 anos.

“Ano passado eu disputei o Brasileiro Sênior na categoria pesado mais para ter ritmo de competição e esse ano eu vim focado para garantir a vaga na Seletiva na primeira oportunidade que tivesse. E essa oportunidade foi aqui. Graças a Deus consegui cumprir o objetivo. Foi preciso muita determinação para conseguir reverter um resultado contra um adversário duro como o Bruno Altoé. Foi um ano inteiro de treinamento para aproveitar a oportunidade”, disse Renan Nunes, que vai tentar voltar à seleção depois de dois anos afastado.

+ Clique aqui e confira os resultados completos do Campeonato Brasileiro de judô

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Judô