Siga o OTD

Judô

Alana Maldonado disputa prêmio de melhor atleta das Américas

Inédito título mundial do ano passado credencia a judoca brasileira para disputar com outros de atletas o prêmio. A votação é aberta ao público e vai até o fim de janeiro

A brasileira Alana Maldonado está na disputa pelo prêmio de melhor atleta das Américas 2018, oferecido pelo Comitê Paralímpico das Américas. A judoca se consagrou no ano passado, pois foi a primeira brasileira campeã mundial na história do judô paralímpico.

Maldonado concorre contra outros dez participantes e a votação é aberta ao público. O anúncio dos concorrentes foi feito nesta quarta 16 e a votação vai até dia 30. Por conta disso, em sua página nas redes sociais, a brasileira pediu para o público votar nela (clique aqui e vote).

https://www.facebook.com/alanamaldonadojudo/videos/1179536028869060/?__xts__%5B0%5D=68.ARAEZoFQZGqR37kGUh9RNhS-ClBqI44otJQV-PBidxHnevgD5vvxPo12w1YvhasJyjM7OBfBMHs51m4ygTMOUTKZoVw5YjIYzrgP9761Kf5b5mW-9MXsrRccSKUfyurFGYGktfsYkwslrEgFFB9vdQjka_27nFKJPccCLgidQlR_enQ-Emo7rJ3YJh-EgpyhGmqGa5kBMzBg0QF_f54LUouzKVVkq1Efo631zZOLsdxahrF1loCrhHwlgc9CiDZtdDA_80gPR812nBUTvs-2-KD5r0fqlBAKx6wMyNAFG_HHuvxec22l6QfUZLG4JXuMeiu9DwVFGXj-rms7XtV8LtPCjdBgpUZRZ-W-6DohXbRBso3EpPVM9TN7zICboVQAoQuc&__tn__=-R

Além de ter conquistado o ouro no mundial, a brasileira é a líder do ranking global de sua categoria (70kg). Por fim, também foi eleita “atleta do ano” pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Alberto Abarza, nadador chileno; Alejandro Perea Arango, ciclista colombiano; Camila Haase, nadadora costarriquenha; Fernando Fuentes, nadador salvadorenho; Gabriel Cuadra, do atletismo da Nicarágua; Gustavo Villafane, do basquete em cadeira de rodas da Argentina; Jose de Jesus Castillo, halterofilista mexicano; a canadense Mollie Jepsen e a americana Oksana Masters, ambas dos esportes na neve; e, por fim, Pilar Jauregui, do badminton do Peru.

Garimpo de Alana Maldonado

O ouro inédito do mundial não veio por acaso, pois a atleta do Palmeiras já havia feito a final olímpica no Rio 2016. Ela também conquistou a Copa do Mundo 2017, no Uzbequistão, e o Open 2018, na Alemanha.

No Mundial do ano passado, em Portugal, Alana entrou como cabeça-de-chave e entrou, portanto, nas oitavas. Na estreia, venceu Zulfiyya Huseynova, do Azerbaijão e, em seguida, passou pela croata Lucija Breskovic. Na final, a vitória sobre a uzbeque Vasila Aliboeva, mas não foi fácil. Precisou de uma virada, com uma imobilização a poucos segundos do fim.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô