Siga o OTD

Judô

Seleção brasileira se molda este ano para Tóquio 2020

Times feminino e masculino participam de torneios internacionais em ano onde os pontos para o ranking mundial tem muito peso na corrida para uma vaga em Tóquio 2020

Lara Monsores/CBJ

A seleção brasileira de judô participa este ano de torneios no circuito internacional que moldarão o time para Tóquio 2020. As competições são importantes pois somam pontos no ranking mundial, principal caminho que leva ao Japão.

O primeiro vai de 24 a 26 de janeiro, o Grand Prix de Tel Aviv, Israel. Dos quatro principais torneios Grand Prix é o menor pois dá menos pontos para o ranking. São 700 para o campeão, outros 490 ao vice e mais 350 para o bronze.

Em fevereiro aparecem dois Grand Slams seguidos, em Paris – dias 9 e 10 – e também em Dusseldorf – 22 a 24. O Grand Slam dá mil pontos para o campeão e outros 700 para o vice e mais 500 para cada bronze.

A seguir, os torneios vão se alternando até Zagreb no final de julho. Depois, na última semana de agosto ocorre o Mundial do Japão com 2 mil pontos para o campeão. Também dá 1,4 mil ao outro finalista e mais mil para o bronze.

O Mundial Júnior será de 16 a 19 de outubro e dá a mesma pontuação de um Grand Prix e das melhores copas continentais.

Por fim, depois do Mundial do Japão, são mais quatro torneios para a seleção brasileira de judô. O último é o Masters, que novamente será na China, mas agora em Shenzhen. Dá 1,8 mil pontos ao campeão, 1.260 para o vice e 900 para os outros dois que subirem ao pódio.

Ranking rumo a Tóquio 2020

O ranking que vale é o que sairá no dia 25 de maio de 2020. Assim, os torneios após o final de maio de 2019 passam a ser ainda mais importantes, pois os pontos vão entrar integralmente na conta final. Já os pontos conquistados entre o final de maio de 2018 e de 2019 entram valendo a metade.

Se mais de um atleta da mesma categoria estiver entre os 18, quem define a vaga é a comissão técnica da CBJ.

Além de direto pelo ranking, é possível ir aos Jogos por meio das cotas continentais. Mas apenas um atleta por país pode classificar-se via cota, independente da categoria ou gênero.

Seleção brasileira de judô

Por fim, a seleção brasileira de judô foi definida no final do ano e conta com 44 atletas, 21 mulheres e 23 homens.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô