Siga o OTD

Judô

Kitadai permanece e Guilheiro fica fora da seleção brasileira

Última seletiva nacional de 2018 definiu últimos oito judocas para o ano que vem. Felipe Kitadai conseguiu se manter, mas Leandro Guilheiro ficou de fora. Nesta quinta é a vez das mulheres, com Sarah Menezes e Ketleyn Quadros

Foto: CBJ

O seleção brasileira de judô definiu o time masculino de 2019 preenchendo nesta quarta as últimas oito vagas. No primeiro dia da seletiva nacional na Bahia garantiram vaga Felipe Kitadai (60kg), Michael Marcelino (66kg), Marcelo Contini (73kg), Eduardo Barbosa (73kg), Edu Ramos (81kg), Giovani Ferreira (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Ruan Isquierdo (+100kg).

Leandro Guilheiro, duas vezes medalhista em Mundiais e ex-número um do mundo, ficou de fora. Perdeu a vaga para Edu Ramos na última luta, no Golden Score, desclassificado por excesso de punições. “Realizei um sonho. Desde que a gente começa no judô sonha com a seleção brasileira. Foi bastante emocionante, tudo valeu a pena”, disse Edu, ao SporTv, logo após a luta.

Os classificados se juntam a outros 15 já garantidos ou por serem atuais líderes do ranking nacional ou por atenderem a critérios da CBJ baseados no ranking e circuito internacional. No total, são 23 judocas na seleção brasileira masculina de judô. Oito são do Pinheiros, quatro da Sogipa e do Instituto Reação. Desportiva Mazzili, Judô Ação, Marques Guiness, Minas Tênis, Sesi, CPM e Paineiras têm um cada (veja abaixo).

Seleção Brasileira de Judô Masculina

60kg
Ítalo de Carvalho – Desportiva Mazzili (MA) – Ranking CBJ
Eric Takabatake – Esporte Clube Pinheiros (SP) – Ranking FIJ
Phelipe Pelim – Esporte Clube Pinheiros (SP) – Ranking FIJ
Felipe Kitadai – Sogipa (RS) – Seletiva Nacional

66kg
Diego Santos – Judô Ação (BA) – Ranking CBJ
Charles Chibana – Esporte Clube Pinheiros (SP) – Ranking FIJ
Daniel Cargnin – Sogipa (RS) – Ranking FIJ
Micheal Marcelino – Sesi (SP) – Seletiva Nacional

73kg
Alex Pombo – Sogipa (RS) – Ranking CBJ
Marcelo Contini – Esporte Clube Pinheiros (SP) – Seletiva Nacional
Eduardo Barbosa – CPM (SP) – Seletiva Nacional

81kg
Guilherme Schimidt – Marques Guiness (DF) – Ranking CBJ
Eduardo Yudy – Esporte Clube Pinheiros (SP) – Ranking FIJ
Victor Penalber – Instituto Reação (RJ) – Ranking FIJ
Edu Ramos –  Instituto Reação (RJ) – Seletiva Nacional

90kg
Eduardo Bettoni – Minas Tênis Clube (MG) – Ranking CBJ
Giovani Ferreira – Esporte Clube Pinheiros (SP) – Seletiva Nacional

100kg
Rafael Buzacarini – Paineiras (SP) – Ranking CBJ
Leonardo Gonçalves – Sogipa (RS) – Seletiva Nacional

+100kg
Jonas Inocencio – Esporte Clube Pinheiros (SP) – Ranking CBJ
Rafael Silva – Esporte Clube Pinheiros (SP) – Ranking FIJ
David Moura – Instituto Reação (RJ) – Ranking FIJ
Ruan Isquierdo –  Instituto Reação (RJ) – Seletiva Nacional

Seletiva

As classificatórias da seletiva da seleção brasileira de judô foram no sistema de chaves, com quatro passando. As finais foram no todos contra todos, com o vencedor garantindo vaga. Apenas nos 73kg eram duas vagas.

Em três categorias a decisão foi somente na última luta: Leandro Guilheiro x Edu Ramos; André Humberto x Leonardo Gonçalves; e Ruan Isquierdo x Jucelino Junior.

Edu Ramos, de joelhos, após vencer Leandro Guilheiro e garantir vaga na seleção (Foto: CBJ)

Nos 66kg, muito equilíbrio. Marcelino chegou disputando contra William Lima e Airton da Silva. Caso Lima vencesse, teríamos um empate triplo e novos confrontos. Mas Marcelino, vice-campeão Mundial Júnior, venceu no Golden Score por um waza-ari.

Kitadai, Contini, Barbosa e Ferreira chegaram na última luta garantidos. Kitadai, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de 2012, venceu todas para não deixar dúvidas. Contini também.

Mulheres

A seleção feminina será definida na quinta 13. As disputas serão no mesmo sistema, com vagas apenas para as campeãs. Nos 48kg são duas vagas. As medalhistas olímpicas Sarah Menezes (48kg) e Ketleyn Quadros (63kg) vão disputar.

Têm direito a participar atletas entre o 2ª e 9ª lugares no ranking nacional. Há também participantes que integram a seleção deste ano, dentro de alguns critérios.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô