Siga o OTD

Judô

Sherazadishvili vai ao Masters da China de judô de olho em novo ouro

Primeiro campeão mundial espanhol e atual número um do mundo, Nikoloz Sherazadishvili é um dos destaques do torneio marcado para 15 e 16 de dezembro

Foto: Marina Mayorova/IJF

Grande personagem esse Nikoloz Sherazadishvili, um dos destaques do Masters da China. É o primeiro espanhol campeão do mundo no judô, venceu agora em Baku, nos 90kg jogando o cubano Ivan Morales de uchi-mata na final, no Golden Score, depois de sair perdendo no tempo normal. A semi já tinha sido uma batalha de mais de seis minutos contra o húngaro Krisztian Toth.

Mas o grande desafio do Mundial, segundo o próprio técnico, foi Mikhail Igolnikov. O russo tinha vencido Sherazadishvili em abril na semifinal do Europeu de Tel Aviv logo aos 24 segundos de luta, por ippon via uchi-mata. Em Baku o troco veio também no começo e com o mesmo golpe logo aos 43 segundos. Valeu a vitória por waza-ari pela terceira rodada.

Não dá para disfarçar que é nascido na Georgia, mas chegou ainda criança na Espanha e se mostra verdadeiramente espanhol. É hoje o número um do mundo na sua categoria do judô e vai estar no Masters da China, agora nos dias 15 e 16. Ano passado ficou com o bronze, perdeu para o georgiano Beka Gviniashvili depois de tomar três punições por falta de combatividade.

Gviniashvili, Igolnikov, Toth e Morales também vão ao Masters da China. O Brasil não tem representantes nesta categoria.

Sherazadishivili consola Morales logo após vencê-lo na final do Mundial (Foto: Marina Mayorova/IJF)

Meet de Champions – Esse ano ele começou devagar em Paris, só sétimo, depois foi bronze em Dusseldorf 2018 e no Europeu. Venceu o aberto de Madrid e vem de prata no Grand Prix de Haia agora em novembro. Em Budapeste chegou à semifinal, mas acabou perdendo até a disputa do bronze.

A federação europeia de judô soltou um curta bem legal com ele, de uma série chamada Meet de Champions, ou “conheça o campeão” em tradução livre. Coloquei o link nos comentários. É em espanhol, com legendas em inglês, mas dá para ver na boa. Fala do técnico, da morte do pai no começo do ano e tem imagens dos treinos da seleção deles.

Um detalhe que me chamou a atenção nesse atleta é uma atenção especial que vejo dar os adversários vencidos. Mais do que já é regra no judô.

Acompanhe o Masters da China pelo Planeta Ippon.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=-U65c7x3GAo[/embedyt]

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô