Siga o OTD

Judô

Brasil fica sem medalhas no 2ºdia no Grand Prix de Haia

Maria Portela e Eduardo Barbosa até chegaram perto do bronze, mas acabaram perdendo as lutas pelos terceiros lugares. Neste domingo tem mais e o blog coloca transmissão ao vivo a partir das 7h

JUDÔ
Portela projetada pela britânica Sally Conway na semifinal (Mayorova Marina / FIJ)

O Brasil ficou sem medalhas no segundo dia de competições do Grand Prix de Haia de judô, neste sábado. Maria Portela (70kg) e Eduardo Barbosa (73kg) chegaram a disputar o bronze, mas perderam para a alemã Miriam Butkereit e Victor Sterpu, da Moldávia.

O torneio, na Holanda, terá seu último dia de judô neste domingo e o blog coloca transmissão ao vivo a partir das 7h. Na sexta-feira Eleudis Valentim (52kg) ficou com a prata.

Portela perdeu o bronze por um waza-ari. Ela começou a campanha no Grand Prix de Haia vencendo as duas primeiras adversárias, Yarden Mayersohn e Alice Bellandi, após ambas serem desclassificadas por excessos de punições. Na semifinal contra a britânica Sally Conway, medalhista de bronze no Rio 2016, perdeu nos últimos segundos.

Já Barbosa, contra Sterpu, foi derrotado nas punições, no Golden Score. Fez um bloqueio irregular que foi fatal. Durante a luta chegou a imobilizar o rival por alguns segundos, insuficientes para marcar um waza-ari. Antes, nas quartas do Grand Prix, bateu Lasha Shavdatuashvili nas punições (assista abaixo). O georgiano foi campeão olímpico de judô em 2012, bronze no Rio 2016 e chegou a Haia como terceiro do mundo após vencer o campeonato anterior em Abu Dhabi.

A campanha do brasileiro no Grand Prix teve também vitória por ippon sobre o ucraniano Artem Khomula e por waza-ari, ponto mais baixo no judô, sobre o marroquino Ahmed el Meziati. Na semifinal foi imobilizado pelo russo Musa Mogushkov.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=3xo8V4xMeG8[/embedyt]

 

Ketleyn Quadros (63kg), Yaka Pascoalino (63kg), Ellen Santana (70kg) e David Lima (73kg) foram os outros brasileiros que participaram nas chaves do Grand Prix de Haia neste sábado. Nos 81kg não levamos atletas de judô.

Yanka Pascoalino venceu Sofia Belattare na primeira luta por imobilização e depois, contra a 13ª do ranking mundial de judô, sofreu uma chave de braço que encerrou o combate. Ketleyn começou vencendo Kostenko na estreia, mas acabou tomando a virada da russa, e David Lima e Ellen Santana levaram um waza-ari cada, ele logo no começo e ela no final das lutas, e não se recuperaram.

Resultados – Grand Prix de Haia (sábado)

Bronze
Eduardo Barbosa (73kg) perdeu para Victor Sterpu, da Moldávia
Maria Portela (70kg) perdeu para a alemã Miriam Butkereit

Semifinal
Eduardo Barbosa (73kg) perdeu para o russo Musa Mogushkov
Maria Portela (70kg) perdeu para a britânica Sally Conway

Quartas-de-final
Eduardo Barbosa (73kg) venceu o georgiano Lasha Shavdatuashvili
Maria Portela (70kg) venceu a italiana Alice Bellandi

Terceira Rodada
Eduardo Barbosa (73kg) venceu o ucraniano Artem Khomula

Segunda Rodada
Eduardo Barbosa (73kg) venceu o marroquino Ahmed el Meziati
Maria Portela (70kg) venceu a israelense Yarden Mayersohn
Yanka Pascolino (63kg) perdeu para a britânica Alice Schlesinger

Primeira Rodada
Yanka Pascolino (63kg) venceu a marroquina Sofia Belattar
Ketleyn Quadros (63kg) perdeu para a russa Valentina Kostenko
David Lima (73kg) perdeu para o polonês Viktor Mrowczynski
Ellen Santana (70kg) perdeu para a espanhola Sara Rodriguez

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô