Siga o OTD

Planeta Ippon

Eleudis Valentim conquista a prata no Grand Prix de Haia

No Grand Prix holandês, brasileira venceu as quatro lutas da manhã, mas acabou perdendo a final para belga medalhista olímpica nos 52kg. Neste sábado tem mais brasileiros no tatame, assista ao vivo aqui pelo blog

Valentim, à esquerda, ao lado de Van Snick, Astride Gneto e Reka Pupp

A brasileira Eleudis Valentim (52kg) conquistou a medalha de prata do Grand Prix de Haia de Judô nesta sexta, após disputar a final contra Charline Van Snick. Valentim venceu as quatro lutas da manhã para alcançar a decisão, mas sucumbiu logo no início do combate diante da belga, bronze nos Jogos de Londres 2012. Neste sábado tem o segundo dia de lutas com brasileiros. Acompanhe ao vivo aqui pelo blog a partir das 7h.

“Feliz com a prata. Acho que é muito importante a gente conseguir ficar entre as melhores”, disse Eleudis, já de medalha no peito. “Como eu sonho com Tóquio 2020, acho que foi um passo importante”, completou, soridente.

Ela chegou à decisão passando por Astride Gneto na semifinal. O tempo normal da luta terminou com o placar zerado, duas punições contra a brasileira e só uma para a francesa. No Golden Score, a brasileira repetiu a estratégia que havia dado certo nas lutas anteriores contra a inglesa Chelsie Giles e a húngara Reka Pupp: aumentou o volume e conseguiu a desclassificação de Gneto pelas punições.

Na estreia derrotou a belga Amber Ryheul dominando especialmente a metade final da luta, quando marcou dois waza-aris e o consequente ippon (veja abaixo).

Ainda nesta sexta, Felipe Kitadai lutou pelo bronze contra o campeão mundial de 2014, Boldbaatar Ganbat, e acabou perdendo por waza-ari. Phelipe Pelim (60kg) também fez boa campanha, chegou a estar vencendo as quartas contra outro mongol, Amartuvsh Dashdavaa, sétimo do ranking, mas sofreu a terceira punição no final da luta e foi desclassificado. Parou na repescagem.

O Brasil competiu na sexta também com Sarah Menezes (48kg), Nathália Brígida (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Daniel Cargnin (66kg) e Charles Chibana (66kg) (veja abaixo todos os resultados).

Kitadai levanta o holandês Verhorstert (Foto: Robin Willingham/IJF)

Sábado e domingo

No sábado vamos com Ketleyn Quadros (63kg), Yanka Pascoalino (63kg), Maria Portela (70kg), Ellen Santana (70kg) no feminino, além de Eduardo Barbosa (73kg) e David Lima (73kg) no masculino. Domingo tem Samanta Soares (78kg), Rafael Macedo (90kg), Eduardo Bettoni (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Buzacarini (100kg). Acompanhe ao vivo aqui pelo blog a partir das 7h.

Não estamos nos dois pesados, nem nos 57kg (feminino) e 81kg (masculino).

Portela, Eduardo Barbosa e Rafael Macedo são cabeças-de-chave e pegam vencedores de lutas entre atletas de ranking alto. Eduardo tem no caminho Lasha Shavdatuashvili, georgiano terceiro o mundo e vencedor de Abu Dhabi.

Samanta Soares vem num ano bom e ficou com a espanhola Laia Talarn, mais experiente no judô, na primeira rodada. Se conseguir chegar na final da chave pode enfrentar a nona do mundo Karen Stevenson, que deve estar doida por uma medalha. Ela disputou seis torneios no ano, chegou a cinco disputas pelo bronze e perdeu todas! E uma delas para Samanta. Verdade que a holandesa começou o ano com uma prata no Grand Slam de Paris.

Leonardo Gonçalves pega logo de cara o russo Niiaz Bilalov. Eles fizeram a final da chave em Cancun e foi o russo que avançou para a semifinal, até acabou ganhando o torneio. Na chave tem ainda o vice-campeão mundial Varlam Liparteliani, da Georgia, que é também o número 1 do mundo. Nessa categoria o Brasil tem também Rafael Buzacarini, que estreia contra um ucraniano. O holandês Michael Korrel, número 2 do ranking, tá na chave.

Ellen Santana luta contra uma espanhola e se vencer pega a sueca sétima do mundo Anna Bernholm. As adversárias dae Ketleyn Quadros e Yanka Pascolino, ambas no 63kg, são a russa Valentina Kostenko e a marroquina Sofia Belattar, pela ordem. David Lima pega um polonês e Eduardo Bettoni  encara um alemão na estreia do Grand Prix em Haia.

Resultados Brasileiros – sexta-feira
Clique aqui para acompanhar as chaves ao vivo

Prata
Eleudis Valentim (52kg) perdeu para a belga Charline Van Snick

Bronze
Felipe Kitadai (60kg) perdeu para o mongol Boldbaatar Ganbat

Semifinal
Eleudis Valentim (52kg) venceu a francesa Astrid Gneto

Repescagem
Felipe Kitadai (60kg) venceu o holandês Jorre Verstraeten
Phelipe Pelim (60kg) perdeu para o francês Romaric Bouda

Quartas
Eleudis Valentim (52kg) venceu a húngara Reka Pupp
Phelipe Pelim (60kg) perdeu para o mongol Amartuvsh Dashdavaa
Felipe Kitadai (60kg) perdeu para o japonês Dai Aoki

Segunda Luta
Sarah Menezes (48kg) perdeu para a ucraniana Maryna Cherniak
Felipe Kitadai (60kg) venceu o russo Albert Oguzov
Phelipe Pelim (60kg) venceu o esloveno Matjas Trbovc
Eleudis Valentim (52kg) venceu a britânica Chelsie Giles
Daniel Cargnin (66kg)  perdeu para o alemão Sebastian Seidl
Charles Chibana (66kg) perdeu para o japonês Kiyotaka Kido

Primeira Luta
Sarah Menezes (48kg) venceu a norte-americana Ashlyn White
Nathália Brígida (48kg) perdeu para a japonesa Aya Sakagami
Felipe Kitadai (60kg) venceu o holandês Ivo Verhorstert
Phelipe Pelim (60kg) venceu o húngaro Csaba Szabo
Eleudis Valentim (52kg) venceu a belga Amber Ryheul
Larissa Pimenta (52kg) perdeu para a italiana Odette Giuffrida
Daniel Cargnin (66kg) venceu o polonês Lukasz Kielbasinski
Charles Chibana (66kg) venceu o italiano Manuel Lombardo

Mais em Planeta Ippon