Siga o OTD

Judô

Duda Vaz segue os passos e mira o sucesso de Mayra Aguiar

Judoca foi medalhista em 2013 e escolhida como uma das embaixadoras dos Jogos Escolares da Juventude, assim como Mayra Aguiar

Ana Patrícia/COB

Os Jogos Escolares da Juventude contam com nove Embaixadores, sendo seis atletas renomados com participação em Jogos Olímpicos, dois influenciadores digitais e uma jovem de 17 anos, promessa do esporte brasileiro. Trata-se da gaúcha Duda Vaz, que retorna à capital potiguar cinco anos após conquistar a medalha de ouro na edição de 2013. Fã da também gaúcha Mayra Aguiar, outra campeã dos Jogos Escolares e medalhista olímpica, Duda segue os seus passos no esporte e já é um exemplo para a geração mais nova.

Duda chega a Natal logo após o bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. “É muito bom voltar a Natal. Em 2013, eu recebi a medalha da Mayra Aguiar, que era Embaixadora dos Jogos e é a minha ídolo no judô. Voltar aqui com outra perspectiva, com outro papel, não mais como atleta e sim como Embaixadora é muito legal. Na verdade eu queria participar da competição porque é meu último ano e Natal é um dos meus lugares preferidos. Só que eu estava viajando, representando o Brasil lá fora em outra competição durante a seletiva estadual. Mas o importante é que estou aqui”, afirmou.

Duda é filha de Jorge Luis Rosa, que também está em Natal acompanhando a caçula da família. Tanto o pai, o avô e três das suas quatro irmãs praticam o esporte. “Eu e as minhas irmãs precisávamos fazer algum esporte e o judô já estava no nosso sangue. Nossos pais não deixavam a gente brigar em casa, então a gente sempre resolvia tudo no tatame. E todas são assim grandes como eu, somente a minha irmã mais velha que é mais baixa. O restante tem mais de 1,70m. Em questão de idade é uma escadinha: 17, 19, 21, 24 e 26. Duas delas já disputaram os Jogos Escolares, mas elas nunca disputaram competições internacionais”, explicou a irmã de Jéssica, Jhenifer, Julia e Bruna.

A jovem promessa do esporte brasileiro está vivendo um ano de sonhos, pois disputou e subiu no pódio em nove competições internacionais e 12 nacionais. Para ela, o auge foi mesmo a conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, no mês passado.

“Esse ano está sendo incrível. Buenos Aires foi o auge da minha vida até agora, foi incrível lá. Disputei ainda três etapas do Circuito Mundial, na Polônia, República Tcheca e Croácia, e peguei final nas três, o que é muito difícil de acontecer. Ganhei todas as etapas no Brasil, fui campeã na Gymnasíade, no Marrocos, fui campeã pan-americana, fiquei em segundo no sul-americano, peguei medalha em Buenos Aires, competição que mudou muito a minha vida. Em questão de duas horas depois da medalha em Buenos Aires, ganhei mil seguidores. Pessoas mais velhas dizendo que são minhas fãs. É uma responsabilidade imensa porque tenho só 17 anos”, afirmou.

Duda conheceu ainda o Japão. “Fui para Hamamatsu, onde o judô fará sua aclimatação para os Jogos Olímpicos de 2020 e foi incrível porque eu também era a mais nova. Viajei com a seleção adulta, com campeões olímpicos, a Rafa (Rafaela Silva) e a Sarah (Menezes) estavam lá. Chegou até a ser um pouco constrangedor, sabe, porque eu parecia uma fã no meio delas. Ficava ali querendo tietar. Foi muito legal porque conheci o lugar onde eles vão se preparar para os Jogos Olímpicos”, disse Duda.

Em Natal, a jovem atleta realizou outro sonho na carreira, carregar a Tocha Olímpica na Cerimônia de Abertura da maior competição escolar do país. “Era o que eu mais queria, desfilar na Cerimônia de Abertura. Estava ansiosa, mas muito feliz, porque foi além do que eu esperava. Estou aqui com a Daniele Hypolito, Joanna Marnhão, Ana Marcela Cunha… Mulheres mais velhas do que eu, que já representaram o Brasil em Jogos Olímpicos adultos. E eu sou a mais novinha. Sou um bebê perto delas. Querendo ou não, tenho 17 anos, mas a minha vida é o judô. Quando me convidaram para ser Embaixadora fiquei bem surpresa porque nunca imaginei fazer isso, mas claro, aceitei na hora”, contou.

Em 2018, Duda se tornou líder do ranking mundial (sub-18) na sua categoria. Entre os seus novos seguidores nas redes sociais está o ginasta medalhista olímpico Arthur Nory, a quem a jovem chamou de um fofo, e o judoca grego Ilias Iliadis, campeão olímpico em Atenas 2004. “Dei pulos de felicidade”, disse. A atual representante da sua categoria no adulto é Maria Portela, adversária que Duda nunca enfrentou na carreira. Por conta das viagens, a jovem teve que fazer uma adaptação nos estudos para não perder o ano. As irmãs ajudaram a caçula da família até nisso. “Mas essa parte de mídia social sou eu que controlo mesmo”.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Judô