Siga o OTD

Judô

China e Sérvia no caminho do Brasil no Mundial Militar

Competição começa nesta quinta-feira 8, com a disputa entre equipes. Sistema usado é diferente do atual da FIJ e divide as seleções entre masculino e feminino

China e Sérvia estão no caminho do Brasil no primeiro dia do 38º Campeonato Mundial Militar de Judô que começa nesta quinta-feira 8, no Rio de Janeiro, data reservada para o torneio por equipes.

A disputa entre seleções adota o sistema de times masculino e feminino, e não o de equipes mistas usado atualmente pela federação internacional (FIJ).

No feminino os times foram divididos em dois grupos com três seleções cada nas categorias -52kg, -57kg, -63kg, -70kg, +70kg. O Brasil está na chave A, ao lado da seleção europeia e asiática. Na B estão Rússia, Polônia e França. As seleções se enfrentam dentro das chaves e as duas melhores de cada passam para as semifinais. Caso as três equipes somem uma vitória cada, o critério de desempate é por pontuação, sendo que cada ippon vale 10 pontos e o waza-ari, 1 ponto.

As brasileiras estreiam na segunda rodada contra as sérvias e, logo depois, pegam as chinesas. China e Sérvia abrem a competição.

No masculino o roteiro é diferente, com uma chave reunindo as 16 seleções. O Brasil estreia contra a China e, se vencer, enfrenta quem passar de Sérvia e Arábia Saudita. Se perder antes da final, ainda briga pelo bronze na repescagem. As categorias são -66kg, -73kg, -81kg, -90kg, +90kg

A diferença de sistemas entre masculino e feminino é por conta do número de seleções na disputa.

Os titulares e reservas das equipes sai pouco antes do início das lutas, marcado para as 10h. As finais começam às 15h.

Individual – A competição individual será realizada na sexta 9 e no sábado 10. Primeiro disputam as categorias -48kg, -52kg e -57kg entre as mulheres, e -60kg, -66kg, -73kg entre os homens. No último dia será a vez dos -63kg, -70kg, -78kg e +78kg e -81kg, -90kg, -100kg e +100kg, respectivamente. As chaves serão definidas na quinta 8.

Destaques – A delegação brasileira conta com judocas experientes, como a campeã olímpica Rafaela Silva e os vice-campeões mundiais David Moura e Maria Suelen Altheman, além de nome promissores como os campeões mundiais júnior Daniel Cargnin e Rafael Macedo. Confira abaixo a lista completa.

Entre os destaques internacionais estão as francesas Clarisse Agbegnenou, vice-campeã olímpica e tricampeã mundial, Audrey Tcheumeo, também vice-campeã olímpica e campeã mundial, e Marie-Ève Gahié vice-campeã mundial, além da a cazaque Otgontsetseg Galbadrakh, medalhista de bronze no Rio 2016. Entre os homens, o iraniano Saeid Molaei, campeão mundial em 2018; Aleksandar Kukolj, da Sérvia, número 2 do mundo; e Niaz Ilyasov (100kg), da Rússia, campeão mundial júnior e bronze no Mundial Sênior de Baku 2018.

As lutas serão no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan)

Confira abaixo a delegação brasileira:

Seleção Masculina
60kg – 3º Sgt Eric Takabatake
66kg – 3º SG Daniel Cargnin
66kg – 3º Sgt Charles Chibana
73kg – 3º Sgt Marcelo Contini
81kg – 3º Sgt Eduardo Yudy Santos
90kg – 3º Sgt Rafael Macedo
90kg – 3º Sgt Eduardo Bettoni
100kg – 3º Sgt Leonardo Gonçalves
+100kg – 3º Sgt David Moura

Seleção Feminina
48kg – 3º Sgt Gabriela Chibana
52kg – 3º Sgt Jéssica Pereira
57kg – 3º SG Rafaela Silva
57kg – 3º SG Tamires Crude
63kg – 3º Sgt Alexia Castilhos
63kg – 3º SG Yanka Pascoalino
70kg – 3º Sgt Ellen Santana
78kg – 3º Sgt Samanta Soares
+78kg – 3º SG Maria Suelen Altheman

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Judô