Siga o OTD

Jogos Olímpicos de Inverno

Brasil leva carnaval para a abertura dos Jogos Olímpicos

Brasil leva carnaval para a abertura dos Jogos Olímpicos
Christian Dawes/COB

Piloto do bobsled do Brasil, Edson Bindilatti, carregou a bandeira brasileira no estádio olímpico na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.

A delegação brasileira levou um pouco do calor do carnaval brasileiro para o gelado inverno coreano. Liderados pelo porta-bandeira Edson Bindilatti, o Time Brasil brilhou durante o desfile das delegações durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018. A delegação brasileira foi uma das mais aplaudidas pelos coreanos nesta sexta-feira (9). O Time Brasil retribuiu à altura, com alegria e ginga de sobra, aquecendo uma festa linda, realizada abaixo de zero no Estádio Olímpico de PyeongChang.

Como manda a tradição, a delegação da Grécia, país que criou os Jogos Olímpicos, foi a primeira a desfilar, após uma programação que mostrou ao mundo um pouco da história e cultura locais. O Time Brasil foi a 33ª delegação a desfilar, seguindo a ordem do alfabeto coreano, logo após a Bulgária e antes da República de San Marino. A delegação brasileira é a terceira maior das Américas (atrás apenas de Estados Unidos e Canadá). Entre os 92 países participantes, o Brasil está à frente de 54 em número de atletas qualificados para os Jogos.

Em sua quarta participação olímpica, Edson Bindilatti é o piloto das duas equipes de bobsled do país nos Jogos (2-man e 4-man). Antes da estreia na pista, Bindilatti mostrou o seu talento em outra área. “Desfilar com a bandeira do Brasil foi uma emoção imensa. A ficha ainda não caiu. Muita gente no estádio, mais milhões de pessoas me assistindo ter a honra de levar a bandeira do Brasil e fazer a alegria do povo brasileiro. Foi muito legal. Estou sem palavras. Só posso agradecer a todas as pessoas que me ajudaram a chegar até aqui e a poder levantar o nome do bobsled brasileiro”, disse o atleta, de 38 anos, nascido em Camamu, no sul da Bahia.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi o desfile dos donos da casa. Coreia do Sul e do Norte entraram juntas no estádio olímpico, para delírio do público. A Coreia foi dividida em duas após a II Guerra Mundial. O esporte olímpico prova, com gestos como esse, seu poder de união e transformação, celebrando genuinamente a humanidade.

Equipe

Apenas Isadora Williams, da patinação artística, não chegou à Coreia do Sul. Além da patinadora e de Edson Bindilatti, o Time Brasil em PyeongChang 2018 é formado por Odirlei Pessoni, Rafael Souza, Edson Martins e o reserva Erick Vianna (bobsled); Michel Macedo (esqui alpino); Jaqueline Mourão e Victor Santos (esqui cross country); e Isabel Clark (snowboard).

Mais em Jogos Olímpicos de Inverno