Siga o OTD

Jogos Olímpicos de Inverno

Time Brasil realiza seu primeiro treino em Lausanne

Foi a primeira ação do Time Brasil na cidade-sede dos Jogos de Inverno da Juventude; atletas do monobob e skeleton estão na subsede de Saint Moritz

Taynara da Silva treina em Laussane - Foto: Valter França/ COB
Foto: Valter França/ COB

Os atletas de skeleton (Larissa Cândido e Lucas Carvalho) e monobob (Gustavo Ferreira) já vinham treinando na subsede de Saint Moritz (Suíça) há dois dias, mas nesta quarta-feira (8), o Time Brasil finalmente realizou o primeiro treino em Lausanne, cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. Taynara da Silva, do biatlo, esquiou e atirou na pista do Les Tuffes Nordic Center, que abriga as provas da modalidade no evento. A atividade serviu para a atleta de 17 anos se ambientar às condições que encontrará no local de competição, cuja prova acontece no próximo dia 11.

“O primeiro treino foi bastante importante para o reconhecimento da pista e para os ajustes na carabina. A Taynara também pode conhecer todas as instalações do local, como o vestiário, a cabine de preparação dos esquis e a linha de tiro. Ela conseguiu ajustar os tiros ao longo da sessão, finalizando com um bom aproveitamento, e saiu satisfeita dessa primeira experiência”, disse a treinadora Camila Freitas.

Apesar de se tratar de uma estrutura nova, o local já é bem conhecido por Taynara, que disputou ali uma das primeiras provas de biatlo de sua carreira.
“Consegui atirar várias vezes e ajustar a minha carabina. Já conhecia a pista, mas foi muito bom poder esquiar aqui novamente e conhecer melhor o clima do local”, contou Taynara.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O biatlo é uma modalidade que combina esqui cross country e tiro esportivo. O atleta atira em alvos localizados a 50m de distância, em duas posições: deitado e em pé. Durante a prova, os atletas devem parar de 2 a 4 vezes para atirar, realizando 5 disparos por parada. A cada erro, o competidor é penalizado com voltas adicionais de esqui ou adição de tempo no resultado final.

O Time Brasil em Lausanne conta com 12 atletas, de 6 modalidades: biatlo, curling, esqui cross country, monobob, snowboard cross e skeleton.

– Noah Bethonico (snowboardcross)
– Manex Silva (esqui cross-country)
– Rhaick Bonfim (esqui cross-country)
– Taynara da Silva (biatlo e esqui cross-country)
– Eduarda Ribera (esqui cross-country)
– Lucas Carvalho (skeleton)
– Larissa Cândido (skeleton)
– Gustavo Ferreira (monobob)
– Gabi Farias (curling)
– Michael Velve (curling)
– Vitor Melo (curling)
– Leticia Cid (curling)

Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude

Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Lausanne 2020 contarão com um número igual de atletas masculinos e femininos. Cerca de 1.880 atletas, de 70 países, competirão em 8 esportes, sendo 16 disciplinas. Ao todo, são 81 eventos de medalhas durante os 13 dias de competição. Além dos esportes olímpicos de inverno tradicionais, como esqui alpino, biatlo, esqui cross-country, curling, patinação artística, esqui freestyle, hóquei no gelo, luge, combinado nórdico, patinação de velocidade em pista curta, skeleton, salto de esqui, snowboard e patinação de velocidade, Lausanne 2020 contará com outros específicos como monobob e esqui de montanhismo.

Lausanne 2020 será a terceira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. A primeira edição foi realizada em 2012, em Innsbruck, na Áustria. O evento reuniu cerca de mil atletas de mais de 60 países, disputando 15 modalidades esportivas. O Time Brasil foi representado por dois atletas de 15 anos: a paulista Eliza Nobre, 42ª no slalom gigante; e pelo cearense Tobias Macedo, 33ª posição no geral do slalom especial, e em 9º entre os atletas de sua idade, sendo o melhor sul-americano.

Lillehammer 2016 reuniu cerca de 1.100 atletas de 70 países disputaram 15 modalidades, algumas com formato inédito. O Time Brasil foi representado por dez atletas: Altair Firmino, no esqui cross country; Michel Macedo, no esqui alpino; Laura Nascimento e Robert Barbosa, no skeleton; Jéssica Victoria e Marley Linhares, no monobob; e uma equipe de curling formada por Elian Rocha, Giovanna Barros, Raissa Rodrigues e Victor Santos.

Destaque para o 15º lugar obtido por Michel Macedo no Super-G. Esta foi a melhor colocação do esqui alpino brasileiro em eventos olímpicos, de jovens ou adultos. No monobob, Marley Linhares e Jéssica Victória chegaram ao oitavo e nono lugares, respectivamente, mostrando talento na pilotagem a mais de 110km/h. Marley, inclusive, é uma das apostas do Time Brasil como piloto para Pequim 2022.

Mais em Jogos Olímpicos de Inverno