Siga o OTD

Judô

Judô pega dois ouros, uma prata e um bronze em Cochabamba

Divulgação/CBJ

Larissa Pimenta (52kg) e Michael Marcelino (66kg) foram campeões neste domingo, enquanto Robson Penna (60kg) ficou com a prata e Larissa Farias (48kg) com o bronze, em Cochabamba

O judô foi uma das modalidades a levar o Time Brasil ao pódio dos XI Jogos Sul-Americanos de Cochabamba 2018, neste domingo, primeiro dia de competições na Bolívia. Todos os quatro judocas que lutaram na estreia do evento conquistaram medalhas, com destaque para os campeões Larissa Pimenta (52kg) e Michael Marcelino (66kg). O ligeiro Robson Penna (60kg) ficou com a prata e Larissa Farias (48kg) com o bronze. Vale ressaltar que os principais judocas brasileiros não estão na Bolívia, já que estavam competindo no Grand Prix de Hohot.

Para ficar com o ouro, o meio-leve Marcelino fez uma campanha irretocável. Primeiro ele derrotou o chileno Sebastian Perez, nas quartas-de-final, por ippon e avançou à semifinal, onde derrotou o colombiano Juan Hernandez, outra vez por ippon. Na decisão final, o brasileiro foi melhor que o veterano Ricardo Valderrama, da Venezuela, mais uma vez por ippon, conquistando seu primeiro título sul-americano na classe até 66 kg.

O caminho de Larissa Pimenta rumo ao topo do pódio na categoria até 52 kg também foi avassalador, com todas as três vitórias por ippon. Nas quartas, ela passou sobre Ayelen Elizeche, da Argentina. Na sequência, foi a vez de Kristine Jimenez, do Panamá; Na grande final, a brasileira derrotou a peruana Thalia Gamarra.

Até 60 kg, Robson Penna também chegou à decisão pelo ouro, mas ficou com a prata ao ser superado pelo experiente Lenin Preciado, do Equador, campeão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e que venceu por ippon. Nas preliminares, Robinho passou por Bernade Vergara, do Panamá, e por Dilmer Calle, do Peru.

Já Larissa Farias (48kg) estreou com vitória sobre a chilena Mary Vargas, mas caiu na semifinal diante da colombiana Luz Alvarez. Na disputa pelo bronze, ela derrotou Marlyn Castillo, da Venezuela, e ficou com a medalha.

As disputas do judô continuam nesta segunda-feira, 28, com mais quatro brasileiros no tatame: Gabrielle Gonzaga (57kg), Gabriella Moraes (63kg), David Lima (73kg) e Tiago Pinho (81kg). As finais começarão às 17h (horário de Brasília).

Na terça, 29, será a vez dos atletas Bruna Campos (70kg), Laislaine ROcha (78kg), Giovani Ferreira (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg).

Os pesados Luiza Cruz (+78kg) e João Cesarino (+100kg) lutarão na quarta-feira, 30, último dia de disputas do judô.

A comissão técnica da seleção brasileira de judô é formada pelos técnicos Marinho Esteves e Alexandre Katsuragi, além do médico Rodrigo Furtado e da nutricionista Roberta Lima. O campeão mundial Luciano Corrêa chefia a delegação do judô em Cochabamba.

Mais em Judô