Siga o OTD

Jogos Sul-Americanos

Time Brasil será 3º a desfilar na abertura dos Jogos SULAM

Washington Alves/Exemplus/COB

Time Brasil será o terceiro a desfilar, porém, antes da cerimônia serão realizadas as primeiras disputas de badminton, boliche e vela, neste sábado, dia 26, nos Jogos SULAM, em Cochabamba

O Time Brasil está pronto para iniciar a participação nos XI Jogos Sul-Americanos Cochabamba 2018. Com a carateca Valéria Kumizaki como porta-bandeira, a delegação brasileira será a terceira a desfilar na Cerimônia de Abertura dos Jogos, marcada para às 20h (de Brasília) deste sábado, dia 26, no estádio Félix Capriles, em Cochabamba. Antes da abertura, na manhã do sábado, atletas de badminton, boliche e vela iniciam a participação nos Jogos.

Com uma delegação formada por 316 atletas, a sétima em quantidade entre os 14 países participantes, o Time Brasil tem como foco principal a classificação de atletas e equipes para o Pan de Lima, no ano que vem. A competição continental servirá como etapa seletiva para os Jogos Pan-americanos em 12 esportes:  atletismo, boliche, ciclismo, handebol, hóquei sobre grama, karatê, natação, pentatlo moderno, rugby, tiro esportivo, triatlo e wrestling.

“Nossa expectativa é muito boa para o início dos Jogos. Estamos confiantes de que vamos iniciar o processo de classificação para os Jogos Pan-americanos com bastante qualidade”, disse o chefe da missão brasileira, Marco La Porta. “A participação brasileira também será importante para dar experiência aos jovens atletas. Temos uma delegação formada por muitos jovens, iniciando a vivência em Jogos multi-esportivos. Certamente alguns desses jovens chegarão aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, passando pelos Pan-americanos Lima 2019”, afirmou La Porta.

Apesar de formada por uma maioria de atletas jovens, a delegação brasileira apresenta também vários destaques do cenário internacional, entre eles medalhistas olímpicos como Arthur Zanetti (ginástica artística), Isaquias Queiroz e Erlon Souza (canoagem) e Maicon Andrade (taekwondo), e também campeões mundiais como Douglas Brose (karatê) e Deonise Fachinello (handebol), entre outros.

Deonise Fachinello é remanescente da Seleção Brasileira campeã mundial de handebol em 2013. Além do torneio em Cochabamba valer uma vaga nos Jogos Pan-americanos para os dois primeiros colocados, a atleta destaca a oportunidade de dar experiência às jovens atletas da renovada equipe nacional.

“Nosso maior objetivo é alcançar a vaga para Lima, mas é também dar experiência às novas atletas e incorporar a filosofia do nosso novo treinador, o espanhol Jorge Dueñas”, disse Deonise, destacando Argentina e Chile como os principais adversários na disputa pelo ouro.

Mesmo com o título mundial no currículo, Deonise está motivada para o início dos Jogos. “Sempre que eu visto a camisa da seleção e estou com o Time Brasil eu sinto uma motivação enorme, indiferente da competição, Jogos Sul-americanos, Olímpicos ou Campeonato Mundial. O frio na barriga é o mesmo”, afirmou a atleta.

Antes da Cerimônia de Abertura, badminton, boliche e vela iniciam as disputas neste sábado. Fabiana Silva, Luana Vicente, Artur Pomoceno e Ygor Coelho representam o Brasil no torneio de equipes do badminton, a partir das 10h (de Brasília). No mesmo horário começa a competição da classe snipe da vela, com Juliana Duque e Rafael Rizzat representando o Time Brasil.  Marcelo Suartz e Renan Zoghaib iniciam a participação no boliche, que será disputado na capital La Paz.

Aos 21 anos, Ygor Coelho não vê a hora de começar sua participação no torneio de badminton. O carioca, primeiro colocado do ranking das Américas e 33º do ranking mundial, foi um dos primeiros brasileiros a chegar a Cochabamba. O período de treinamento na altitude boliviana foi importante. “A peteca está muito rápida pelas condições de Cochabamba. Foi bom chegar cedo para forçar a adaptação”, disse o atleta. “Minha expectativa aqui é conquistar a medalha de ouro”, afirmou Ygor, que se prepara para o mundial da modalidade em julho, na China.

O Brasil terá representantes em Cochabamba em 35 modalidades: atletismo, badminton, boliche, boxe, canoagem velocidade, ciclismo BMX, ciclismo estrada, ciclismo MTB, ciclismo pista, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica trampolim, golfe, handebol, hipismo saltos hóquei sobre grama, judô, karatê, levantamento de pesos, maratona aquática, nado artístico, natação, patinação artística, pentatlo moderno, remo, rugby, saltos ornamentais, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e wrestling.

Mais em Jogos Sul-Americanos