Siga o OTD

Parapan 2019

Por equipes, tênis de mesa termina com mais quatro ouros

Das cinco finais disputadas por equipes, tênis de mesa do Brasil fatura quatro ouros e se despede do Parapan de Lima com nove medalhas douradas somando o individual

Depois de conquistar cinco ouros no individual, o tênis de mesa brasileiro voltou a subir mais quatro vezes no lugar mais alto do pódio nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. Nesta terça-feira (27), por equipes, o Brasil disputou cinco finais e só perdeu uma, garantindo quatro douradas e uma medalha prateada.

+ CONFIRA TODOS OS RESULTADOS

Dentre esses quatro ouros por equipes, destaques para os desempenhos de Joyce de Oliveira, Paulo Salmin, Luiz Manara e Carlos Carbinatti, que já tinham sido campeões no individual e deixam o Parapan de Lima com duas medalhas de ouro.

Ao lado de Marliane Santos, Joyce de Oliveira levou o ouro na classe 2-5 feminina. A disputa final foi contra as mexicanas Maria Sigala e Martha Verdin. No primeiro confronto das duplas, as brasileiras venceram os dois primeiros sets, cederam o terceiro, mas fecharam em 3 a 1.

Com 1 a 0 no confronto, Joyce Oliveira, a número 1 do Brasil, tratou de despachar Maria Sigala por 3 sets a 0 e garantiu mais um ouro para o tênis de mesa brasileiros em Lima. “Meu objetivo principal era a vaga para Tóquio, que eu consegui. Eu era a principal favorita aqui, então tinha que mostrar todo o meu potencial. Eu fiquei um tempo parada, com dores na lombar, mas o esporte é assim mesmo tem que conviver com as dores e sempre se superar”, disse a medalhista de ouro.

Na sequência, pela 6-8 masculina, Paulo Salmin e Francisco Melo tiveram pela frente os norte-americanos Ian Seidenfeld e Marco Makkar. Nas duplas, os brasileiros abriram 2 a 0 e pareciam caminhar para uma vitória tranquilas. Mas a dupla norte-americana reagiu e forçou o tie-break. Sem pânico, Salmin e Melo retomaram o ritmo e abriram 1 a 0.

Salmin foi para o jogo individual com muita confiança e atropelou Seidenfeld: 3 a 0 em apenas 22 minutos de partida e o segundo ouro do Brasil por equipes.

Na mesa ao lado, mais um ouro. Carlos Carbinatti e Diego Moreira, da Classe 9-10, precisou do tie-break para definir o jogo de duplas. Os chilenos Manuel Echaveguren e Gustavo Castro chegaram a abrir 2 a 1 no placar, mas não conseguiram fechar, tomaram a virada e saíram atrás no confronto.

Na partida individual, Carlos Carbinatti foi o escalada para garantir o ouro e não vacilou: 3 sets a 0 em apenas 20 minutos de partida e mais uma medalha dourada. Quase que ao mesmo tempo, na mesa 6, outro ouro. Pela Classe 1-2 masculina, Guilherme Costa e Aloisio Lima ganharam no jogo de duplas dos chilenos, mas Lima perdeu para Luis Flores por 3 a 0.

Com o confronto em 1 a 1, Costa entrou pressionado para definir o confronto. Número 1 do Brasil na classe, Costa não deu chances para Vicente Leiva e garantiu o quarto ouro por equipes do tênis de mesa brasileiro no Parapan de Lima. “Confronto difícil, o Chile evoluiu muito desde o último Parapan, tirou algumas medalhas nossa, mas isso só fortalece o tênis de mesa como um todo. Eles são os nosso principais rivais e teremos que jogar cada vez melhor”, disse o atleta após a vitória.

Contudo, a quinta medalha de ouro não veio. Na Classe 3-5 masculina, David Freitas e Welder Knaf foram superados por 2 jogos a 1 pelos chilenos Cristina González e Maximiliano Rodríguez, por 2 jogos a 0.

Mais em Parapan 2019